No Dia Mundial da Saúde, saiba como a sua casa pode ser saudável

No Dia Mundial da Saúde, saiba como a sua casa pode ser saudável - Ademilar

Costumamos enxergar nossas casas como redomas, nas quais estamos protegidos dos perigos de fora, como poluição e doenças. Porém, em alguns casos, estes fatores podem estar associados ao local em que vivemos. Pelo menos é o que defende a geobiologia, área que estuda o impacto dos espaços sobre a saúde e o bem-estar dos moradores.

Semelhante ao Feng Shui, no contexto de uma terapia de ambientes, a geobiologia une a radiestesia a ciências como geologia, química e biologia para diagnosticar possíveis problemas relacionados à construção ou área interna da residência. De acordo com a geobióloga Marcela Aureliano, “um ambiente insalubre pode causar desde estresse até câncer nos seus moradores. Quando o geobiólogo cuida de um lugar ele trabalha em cima de alguns fatores, por exemplo: qualidade do ar, umidade, som, iluminação, radioatividade, magnetismo natural, ergonomia, perturbações geológicas e tudo que tem influência sobre a nossa saúde”, afirma. Allan Lopes, um dos principais nomes da geobiologia no país complementa: “De aspectos técnicos, como a distribuição da planta, a escolha dos materiais e os princípios da boa arquitetura, a fatores menos convencionais, como a poluição eletromagnética e a existência de fendas ou veios d’água subterrâneos, tudo afeta o morador”, diz.

O arquiteto Frank Siciliano, fundador do Centro de Referência e Integração em Sustentabilidade (CRIS), acredita que a arquitetura modernista possa ter sua parcela de culpa neste sentido. Para o profissional, essa vertente desrespeitou o bom uso dos grandes planos, do concreto e do vidro e reduziu os beirais que protegiam as aberturas, intensificando a insolação. Além disso, com a desvalorização do vidro, se passou a filtrar a luz com cobogós, por exemplo. Ele vê a solução na incorporação dos conceitos de ecovilas rurais nas construções urbanas.

Se você está preocupado com a sua saúde, saiba que a geobiologia pode melhorar o ambiente através de transformações no espaço interno, beneficiando também quem vai morar em um imóvel já pronto. Os especialistas recomendam cautela, por exemplo, com o ar-condicionado, que, quando malconservado, pode expelir poluentes físicos, químicos e microbiológicos. O ideal é fazer manutenções e limpezas periódicas no aparelho. Priorize, sempre que possível, a ventilação natural, especialmente pela manhã. Além de retirar germes do ambiente, ela renova o ar.

O quarto merece atenção especial, uma vez que ele deve ser encarado como local de regeneração e descanso. Por isso, evite colocar equipamentos eletrônicos como TV, aparelho de som e videogame dentro dele, pois a radiação eletromagnética pode interferir negativamente no sono. Se não for possível, ao menos retire-os da tomada durante a noite.

Outra recomendação é investir em cortinas do tipo blackout e iluminar o ambiente com a luz vinda do corredor ou do jardim, por exemplo, uma vez que o excesso de iluminação é capaz de diminuir a capacidade de produção de melatonina, um hormônio fabricado naturalmente pelo corpo que auxilia a fortalecer o sistema imunológico, combater a queda de cabelo, entre outras funções. As plantas também são bem-vindas no quarto, pois filtram substâncias tóxicas e aumentam a umidade relativa do ar. Caso escolha grandes folhagens, apenas se certifique de passar um pano úmido nas folhas regularmente para evitar o acúmulo de poeira.

Quanto ao colchão, faça a troca a cada cinco anos e evite adquirir os de mola ou fabricados com magnetos. Roupas de cama devem ser lavadas e colocadas no sol frequentemente, evitando que hospedem micro-organismos causadores de alergias.

Outros elementos nocivos à saúde, como ácaros, podem se depositar em tapetes, por isso, estes precisam ser limpos diariamente com aspirador de pó e higienizados duas vezes na semana com produtos específicos.

Veja também: Truque caseiro: uso de produtos de limpeza naturais

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 24 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *