Os erros da faxina

Os erros da faxina - Ademilar

Deixar a casa limpa muitas vezes é trabalhoso. Não à toa, existem no mercado produtos com diferentes funções e indicados para ambientes específicos. Para facilitar a faxina e ainda economizar, há quem utilize receitas caseiras e reaproveite um mesmo item para vários processos de limpeza. Ao fazer isso, a casa fica limpa apenas de forma superficial.

álcool líquido, por exemplo, é visto por muitas pessoas como o produto mais versátil existente, sendo com frequência usado para limpar desde o chão da cozinha até os vasos sanitários. Porém, ele só é eficiente contra micro-organismos quando tem concentração de 68º a 72º. Nos outros casos, é recomendável usar desinfetante ou água sanitária.

Muitos misturam a água sanitária com sabão em pó para potencializar o efeito de limpeza, o resultado, porém, é o inverso do pretendido, visto que, quando misturados, esses produtos se neutralizam. Mesmo usado sozinho, o sabão em pó ainda tem a desvantagem de corroer superfícies, principalmente pisos, por conta de sua fórmula extremamente alcalina. Para que os revestimentos não sejam danificados, o mais indicado é usar um produto específico para limpar o chão.

Quem prefere deixar os produtos de limpeza de lado por serem prejudiciais à saúde ou porque quer limpar a casa de forma mais natural, geralmente recorre ao vinagre, que é realmente imbatível na eliminação dos mais variados tipos de manchas, inclusive nas de mofo, e na neutralização de odores, sendo perfeito para eliminar do tapete o forte cheiro de xixi do animal de estimação. Porém, não é adequado para toda a limpeza da casa.

Mesmo o limpador multiúso, embora seja realmente propício para limpar vários ambientes, é mais eficaz em pisos, paredes e superfícies plásticas. Para não errar na hora da faxina, confira como cada produto deve ser utilizado:

  • Detergente: pode servir para a limpeza de superfícies laváveis – chão do banheiro, por exemplo – e pintadas ou esmaltadas, como paredes.
  • Água sanitária: recomendada para limpar pisos laváveis e azulejos. Ela nunca deve ser misturada com outro produto de limpeza.
  • Desinfetante: use-o para limpar superfícies laváveis de modo geral, como pisos e azulejos, e também vasos sanitários, pias e ralos.
  • Limpador multiúso: esse produto garante a limpeza de vidros, pisos laváveis, espelhos, azulejos e superfícies plásticas e esmaltadas.

Utilizando os produtos certos para cada etapa da faxina o resultado será mais eficiente. Confira outras dicas como essas em: Fique bem. Previna-se.

Este conteúdo foi originalmente escrito em junho de 2014 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.

Veja também: Produtos do dia a dia que podem ser usados na limpeza de casa

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

2 comentários em “Os erros da faxina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *