Dicas para melhorar a sua comunicação no ambiente de trabalho

Dicas para melhorar a sua comunicação no ambiente de trabalho - Ademilar

Segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, 60% de todos os problemas administrativos resultam de falhas na comunicação. Seja qual for a área de atuação, a boa comunicação é uma habilidade fundamental, ajudando o profissional a se destacar perante a concorrência, obter resultados positivos, aumentar a produtividade e melhorar o relacionamento com os colegas. Embora algumas pessoas tenham mais facilidade, esta é uma aptidão que pode perfeitamente ser desenvolvida, saiba como.

Aprender a ouvir

Para ser um bom comunicador é essencial ser também um bom ouvinte, porque isso permite entender melhor as outras pessoas e construir relacionamentos, além de demonstrar respeito.

Não interromper

Falar ao mesmo tempo ou interromper a outra pessoa é algo que pode acontecer de vez em quando, mas essa atitude deve ser evitada. Ao fazer isso, você acaba demonstrando que o que tem a falar é mais importante do que o outro está dizendo.

Contato visual

Algumas pessoas têm dificuldade de olhar nos olhos do interlocutor quando estão falando, o que pode causar certa desconfiança. Não hesite em fazer contato visual, assim você mostra que está prestando atenção na conversa e que tem convicção no que está dizendo.

Tom de voz e postura

Não é somente a mensagem que importa, a forma como ela é transmitida também. Gestos, posturas e o tom de voz devem reforçar o conteúdo da conversa. Por exemplo, evite curvar a coluna para não sugerir que você não confia no que está falando ou que é uma pessoa insegura. Manter os braços descruzados é outra atitude importante, pois indica que você está aberto ao diálogo. Cuide ainda para não elevar muito o tom de voz durante a conversa e acabar sendo visto como alguém agressivo ou impaciente.

Silêncio

O silêncio também faz parte de uma boa comunicação, afinal, uma fala impensada pode arruinar uma negociação. Exercitar essa habilidade é importante para não ser mal interpretado e oferece tempo para você organizar os pensamentos e dar uma resposta mais assertiva.

Ser claro

Enquanto está falando, evite se distrair com outras questões e se concentre no conteúdo da mensagem. Além disso, não inclua na conversa tópicos que não têm relação com ela e evite ambiguidades, rodeios ou muitas explicações.

Gostou das nossas dicas? Você já coloca esses tópicos em prática no dia a dia ou acredita que precisa desenvolver alguns pontos para melhorar? Conte pra gente nos comentários!

Veja também: Dicas para trabalhar melhor em equipe

Sobre a Ademilar

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