Mercado de Trabalho 7 jun / 2018

Dicas para sair do trabalho no horário e sem culpa

Dicas para sair do trabalho no horário e sem culpa - Ademilar

O trabalho está fazendo você faltar à academia, adiar as visitas ao médico e cancelar os encontros com os amigos? Enquanto os outros estão cuidando da saúde e se divertindo, você está ficando mais um dia preso no escritório.

É claro que em algumas situações (às vésperas da entrega de um importante projeto, por exemplo) será preciso fazer algumas horas extras, porém, transformar isso em um hábito pode ser muito prejudicial, afetando a sua produtividade e aumentando os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. Mas com algumas atitudes é possível mudar este cenário e sair do trabalho no horário, sem culpa.

 

Crie uma rotina

 

Há quem estabeleça uma rotina para conseguir dormir mais cedo, emagrecer ou aprender um novo idioma. Então por que não criar uma rotina para sair do trabalho na hora certa? Para isso, ao chegar no escritório, defina as prioridades daquele dia e, nos minutos finais, comece a salvar os arquivos e a fechar todas as abas do navegador. Também planeje as tarefas do dia seguinte: para ajudá-lo, você pode separar aquelas que tem evitado e as dividir em tarefas menores.

 

Não procrastine

 

A gente sabe, é irresistível perder alguns minutos assistindo a vídeos fofinhos de animais ou acompanhando as atualizações dos seus amigos nas redes sociais, mas reserve apenas alguns minutos para estes momentos de descanso, caso contrário, as tarefas irão se acumular e você levará muito mais tempo para concluí-las.

 

Torne sua jornada conhecida

 

Sempre comunique aos gestores os horários dos seus compromissos, sua lista de afazeres e quanto tempo leva para executar cada um. Assim, são menores as chances de passarem tarefas que você não conseguirá cumprir dentro da sua carga horária. Ainda, aprenda a dizer “não” para evitar sobrecarga de trabalho.

 

Delegue atividades

 

Se você ocupa uma posição de liderança, não centralize todas as tarefas. Saber delegar é importante para demonstrar confiança e auxilia no desenvolvimento dos colaboradores.

 

Repense a hora de saída

 

No início, você pode se sentir culpado de ir embora enquanto os seus colegas ainda estão trabalhando, com a sensação de ter deixado alguma atividade pela metade. Para superar isso, mude a forma como você encara o ato de sair do trabalho. Foque, por exemplo, no que você irá fazer depois (passar mais tempo com a família, cuidar da saúde, etc.), lembrando que momentos com aqueles que amamos e atividades físicas ajudam a repor as energias e melhoram a produtividade.

Veja também: Profissões em alta em 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *