Flow State: um estado mental de excelência que muitos profissionais buscam

Flow State: um estado mental de excelência que muitos profissionais buscam - Ademilar

Criado por Mihály Csíkszentmihályi, um dos estudiosos de psicologia positiva mais prestigiados do mundo, o flow state (estado de fluxo) é considerado o modo mais poderoso de colocar as emoções a serviço da performance e do aprendizado. As pessoas o atingem enquanto realizam atividades que adoram e nas quais podem dar o melhor de si. Quando acontece, o estado de flow garante que corpo e mente fiquem em perfeita harmonia.

No flow state, as pessoas se concentram intensamente no momento presente, perdem a autoconsciência e também a noção do tempo. Dão ainda bastante valor para a própria jornada, de modo que a motivação para a atividade supera inclusive o resultado final. 

Embora o flow possa acontecer durante a prática de um esporte ou enquanto a pessoa está envolvida com algum hobby, pesquisas indicam que a frequência é maior no trabalho do que no tempo livre.

O motivo é que, geralmente, o trabalho fornece algumas das condições-chave para que o flow aconteça, entre elas um conjunto de metas e objetivos claros e definidos, um ambiente que estimule a concentração, desafios à altura das habilidades pessoais e regras de performance claramente estabelecidas.

 

Mas afinal, por que o estado de flow é tão importante?

 

Em uma pesquisa conduzida pela consultoria empresarial McKinsey durante 10 anos, executivos de elite reportaram ser 5 vezes mais produtivos enquanto estavam em flow state. De acordo com os mesmos pesquisadores envolvidos neste estudo, se aumentássemos o tempo despendido em estado de fluxo entre 15 e 20%, a produtividade geral dobraria.

O flow state é considerado algo muito próximo da felicidade - Ademilar

Cientistas da Universidade de Chicago enxergam o flow state como algo muito próximo da felicidade e concluíram que, quanto mais vezes as pessoas alcançam esse alto nível de concentração, motivação e energia, maior é a qualidade de vida e a sensação de felicidade delas. Grandes organizações, como Microsoft e Toyota, já enxergaram o poder deste estado e vêm introduzindo técnicas para gerar o flow no ambiente profissional, melhorando resultados e elevando o nível de satisfação dos funcionários.

 

Todos os profissionais conseguem atingir esse estado de fluxo?

 

Considerando que ele se dá enquanto a pessoa realiza uma atividade que gosta, o flow está diretamente relacionado com a premissa do “ame o que você faz”. Desta forma, pessoas que perseguem seu propósito e fazem dele uma oportunidade de carreira têm mais chances de experimentar o estado de fluxo, afinal, quando fazem aquilo que gostam, ficam mais motivadas e envolvidas no desempenho de qualquer tarefa relacionada.

 

Como atingir o flow state

 

Alguns gatilhos específicos ajudariam a entrar nesse estado de consciência - Ademilar

 

Foco

 

Aumentar o foco exige persistência e pode envolver desde meditação até jogar videogame. O importante é treiná-lo para garantir que você consiga ignorar distrações e focar no que faz de melhor.

 

Ambiente rico

 

Parte da razão pela qual profissionais que trabalham com criatividade e atletas de alta performance atingem o flow state regularmente é porque o ambiente em que atuam proporciona essa condição. Reflita sobre como você pode moldar o ambiente em que trabalha para otimizar a sua performance.

 

Equilíbrio entre habilidade e desafio

 

Quanto mais fácil ou previsível ficar o trabalho, menores as chances de você atingir o estado de fluxo. Se isso acontecer, procure estabelecer novos desafios ou trabalhe para aprimorar as suas habilidades.

 

Clareza das competências

 

Sozinho, com a ajuda de uma pessoa próxima ou de um colega de trabalho, escreva uma lista com tudo aquilo que você faz muito bem e analise se você está colocando as habilidades em prática no dia a dia. Para entrar em estado de fluxo, seus talentos precisam ser desafiados e exercitados no cotidiano. Quando se tem ciência dos próprios recursos para realizar as tarefas de forma eficiente, a tendência é ficar mais tranquilo e trabalhar com foco e concentração.

 

Menos autocrítica

 

A autocrítica é essencial no processo evolutivo, mas em excesso pode ser paralisadora, fazendo com que se deixe de acreditar no próprio potencial. Quando bem dosada, no entanto, ela proporciona serenidade e estimula a automotivação e a concentração.

Veja também: O reconhecimento é o melhor estímulo

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *