Consumidor pode ser indenizado em caso de atraso na entrega de imóvel na planta

Consumidor pode ser indenizado em caso de atraso na entrega de imóvel na planta - Ademilar

Ao planejar o futuro, muitas famílias optam por comprar um imóvel na planta. A escolha não se baseia somente no encantamento que um empreendimento deste tipo pode proporcionar, mas também na economia, uma vez que é possível parcelar a entrada do imóvel enquanto ele ainda é construído.

Um dos maiores problemas dos imóveis na planta é o atraso na entrega, que costuma atrapalhar os planos e causar estresse aos consumidores.

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, a demora foi a principal motivação das mais de 2.500 queixas relacionadas a construtoras recebidas pelo PROCON-SP no primeiro semestre do ano passado.

Se a entrega demorar, o comprador pode pedir o reembolso do valor que já havia pago com correção do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Há também a opção de requerer o pagamento de multa e a indenização de despesas oriundas do atraso, como aluguel ou hospedagem.

De acordo com a advogada Daniele Akamine, para exigir seus direitos, o consumidor deve primeiramente contatar a construtora, seja por e-mail, carta ou telegrama. Somente após cinco dias úteis do retorno, em caso da não resolução do problema, o comprador pode procurar a Justiça munido do contrato e da resposta da empresa.

Para não enfrentar este problema, os especialistas aconselham que os consumidores pesquisem o histórico das construtoras antes de fechar negócio e guardem todo o material publicitário referente ao empreendimento.

Vale lembrar que a cláusula presente em muitos contratos, que permite atrasar a entrega em até 180 dias, é ilegal. Segundo o advogado Marcelo Taipai, este é o entendimento do judiciário porque o item, geralmente, não está claro no contrato, além de representar um desequilíbrio no documento por beneficiar apenas uma das partes. Igualmente inválida é a entrega das chaves antes da conclusão da obra. Neste caso, o consumidor deve recusá-las e exigir que o imóvel esteja pronto.

Veja também: Consórcio para quitar o saldo devedor de imóvel na planta

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 24 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *