Mercado Imobiliário 10 jan / 2013

O que não pode faltar em um contrato de compra e venda de imóveis

contrato-compra-vendaNa hora de fazer o contrato de compra e venda de um imóvel, algumas questões precisam ser avaliadas, como a inserção de cláusulas com os dados dos envolvidos, descrição do imóvel, valor e forma de pagamento, obrigatoriedade da entrega de documentos do vendedor, período de desocupação, situação das dívidas anteriores e sanções em casos de descumprimentos de acordos.

Um contrato bem elaborado é muito importante para que os negócios sejam feitos com perfeição, por isso, veja alguns detalhes das cláusulas que não podem deixar de aparecer no contrato:

– Qualificação das partes: o contrato deve conter todos os dados pessoais completos tanto do vendedor quanto do comprador, ou seja, nome, estado civil, nacionalidade, profissão, CPF, RG e endereço completo.

– Descrição: a descrição do imóvel deve ser idêntica à da matrícula do imóvel no Cartório de Registro, no qual estão todas as informações detalhadas do bem, assim como os imóveis do entorno.

– Valor: não deixe de incluir no contrato as condições de pagamento e o valor exato da venda. Se a compra for parcelada, em cada uma das parcelas deve constar a data de vencimento. Não se esqueça de indicar a maneira pela qual o vendedor vai receber.

– Documentação: acrescente uma cláusula que obrigue o vendedor a apresentar documentos que comprovem idoneidade, assim como papéis que também comprovem que o imóvel não corre risco de ser arrolado em ações como herança e penhora.

– Desocupação: se o imóvel é usado e está desocupado, inclua uma cláusula que mostre a data em que os moradores devem deixá-la livre para o comprador.

– Dívidas: o contrato deve afirmar que qualquer dívida adquirida antes da entrega das chaves é de responsabilidade do vendedor.

– Cláusula Penal: essa cláusula define as obrigações de cada parte se alguma outra cláusula for descumprida. Também devem constar os valores a serem pagos caso aconteça algum incidente.

Veja também: Dicas para vender rapidamente a casa.

5 comentários “O que não pode faltar em um contrato de compra e venda de imóveis”

  1. Sou corretora de imóveis, acabei de concluir o curso, por isso estou muito interessada em conhecimentos a respeito do assunto. gostei das informações, mas ainda preciso de muito mais.
    Muito obrigada

    1. Obrigado, Josefa.

      Fique ligada em nosso blog, sempre publicamos conteúdo sobre o mercado imobiliário 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *