Como lidar com a convivência em condomínios

Como lidar com a convivência em condomínios - Ademilar

Conviver em condomínios exige que os moradores saibam lidar com os mais diversos tipos de comportamento. Com o propósito de atenuar as diferenças entre os condôminos existe o livro de queixas, um dos caminhos para resolver os problemas que surgem no dia a dia.

No livro de queixas o condômino expressa insatisfações e, como todos os outros moradores têm acesso ao conteúdo do livro, é preciso prestar muita atenção à melhor maneira de registrar os incômodos. Descrever a queixa da maneira mais respeitosa possível, nunca usando termos pejorativos ou xingamentos, é o ideal, pois um registro mal formulado ou ofensivo no livro pode gerar até processos judiciais.

Alguns condomínios já adotaram formas alternativas para receber as reclamações, como e-mails, que evitam o constrangimento entre os moradores e ainda assim agem como uma prova da reclamação. Outra forma adotada em condomínios é a queixa presencial. Para isso o síndico pode reservar dias específicos apenas para atender os condôminos que desejam registrar reclamações.

É importante salientar que, além do reclamante, o síndico também pode ser responsabilizado pela exposição e pelo constrangimento dos moradores. Por isso, as reclamações presentes no livro de queixas ou obtidas de qualquer outra maneira devem ser repassadas aos moradores da forma mais branda possível.

Apesar da dificuldade de harmonizar todas as diferenças presentes dentro de um condomínio, é possível minimizá-las com práticas baseadas no respeito e na cordialidade. Isso torna a convivência em grupo mais leve, assim como a vida de todos os condôminos.

Veja também: Direitos e deveres de locador e locatário.

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *