Em Curitiba, vagas para carros em novos empreendimentos é obrigação

garagem-curitibaVaga de garagem em edifício é algo determinado por lei. O decreto municipal 582/1990 determina ainda a área destinada a garagens nos mais diversos tipos de edificações e o número de vagas para cada caso.

Quem vai projetar precisa entender que essa é a realidade do mercado e que o movimento é natural. As pessoas têm mais carros e vão precisar da garagem. A decisão de quantas vagas serão oferecidas depende muito do produto e do setor comercial da incorporadora, que é quem prospecta o público.

Pela legislação, cada vaga deve ter no mínimo 25 metros quadrados, incluindo os acessos, circulação e espaços para manobra. Quanto ao tamanho das vagas, para que sempre haja espaço o suficiente para manobrar o carro, a legislação exige a metragem mínima: 2,40 metros de largura e cinco metros de comprimento. Mas existem diversas garagens que foram construídas antes da validade da norma, quando os carros eram menores e menos largos.

Os pilares de sustentação do edifício vão até a garagem e interferem no fluxo de carros, ao mesmo tempo em que o formato da garagem influencia no formato da torre e nas plantas dos apartamentos. Por isso, para projetar o edifício e a garagem o arquiteto terá de pensar no espaço, no dimensionamento e na estrutura.

Além da exigência legal, o espaço coberto para carros tem valor comercial e é atrativo para quem vai comprar.

Veja também: Curitibano quer comprar imóvel

Fonte

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *