Espaços compartilhados são tendência no mercado imobiliário

Espaços compartilhados são tendência no mercado imobiliário - Ademilar

Como a economia colaborativa impactou o mercado imobiliário? De acordo com um levantamento da Datastore, a demanda por metros quadrados diminuiu 15% em todo o país. Saem de cena os imóveis grandes e ganham destaque as metragens privativas reduzidas aliadas a áreas de lazer bem equipadas, além de muitos serviços e tecnologia.

Uma prova de que o compartilhamento não é modismo está na chegada dessa forma de acesso a bens e serviços também nos locais em que vivemos. Nos condomínios, cresce cada vez mais o uso conjunto de objetos e ambientes. Na opinião de Octávio Flores, diretor de incorporação da Gafisa em entrevista para a Folha de São Paulo, o sucesso de serviços como Uber e Airbnb serviu de inspiração para o setor imobiliário. “As pessoas estão mais interessadas no direito de uso em vez do direito de posse”, diz. O presidente da Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná), Leonardo Pissetti, compartilha desse pensamento. “O luxo hoje é o tempo. Ou seja, não há mais a necessidade de ostentar grandes imóveis. O que vale é tudo o que aumenta o tempo e a conveniência”.

Entre os espaços compartilhados disponíveis atualmente no mercado imobiliário, é possível destacar a academia, a lavanderia coletiva, a horta comunitária e o coworking, além de opções mais modernas e que estão aparecendo agora nos condomínios. É o caso, por exemplo, do bike sharing, que permite aos condôminos compartilhar bicicletas entre si; do carro compartilhado, no qual um automóvel de uma empresa parceira terceirizada fica disponível 24 horas e o pagamento é determinado por hora de uso e quilômetro rodado; e do ponto elétrico, em que garagens compartilhadas são equipadas para a recarga de carros elétricos.

O compartilhamento está hoje bastante associado à tecnologia e isso fica evidente, por exemplo, em condomínios de São Paulo que em breve serão lançados. Os moradores contarão com um aplicativo para reservar bicicletas, carros e até mesmo um apartamento inteiramente mobiliado e equipado para quem desejar acomodar amigos ou parentes. O app facilitará ainda o relacionamento entre os vizinhos, permitindo que o condômino encontre alguém disposto a dividir os serviços de diarista, personal trainer ou professor de inglês.

Na visão de Bruno Vivanco, vice-presidente comercial de uma construtora em entrevista para a Folha, o público que está aberto para dividir espaços e serviços é formado principalmente por jovens solteiros ou casais sem filhos. Mas a tendência é que o hábito de compartilhar chegue a todas as idades, o que vai mudar é o tipo de serviço oferecido para cada faixa etária e estilo de vida.

Vantagens dos espaços compartilhados

Além da comodidade de não ter que se deslocar para frequentar a academia, por exemplo, os espaços compartilhados também tendem a aproximar as pessoas, favorecendo a socialização e estimulando a criação de uma pequena comunidade. Outra grande vantagem do consumo compartilhado é a economia, que anda lado a lado com a sustentabilidade, garantindo que os moradores acumulem menos objetos e diminuam o tempo gasto em veículos poluentes.

A economia colaborativa permite que você se desloque, se hospede e trabalhe de forma mais prática, gastando menos. Essa forma de consumir também garante a aquisição do seu imóvel próprio. Sim, através do consórcio – uma compra compartilhada – você se une a outras pessoas com objetivos parecidos aos seus e consegue adquirir um imóvel com parcelas que cabem no bolso e podendo escolher a casa ou o apartamento que mais combina com você. Acesse o site da Ademilar e saiba mais!

Veja também: Os benefícios dos prédios de uso misto para a cidade e os moradores

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *