Imóveis: síndico como prefeito do condomínio

síndico-prefeito-condomínioO síndico de imóveis residenciais é uma figura obrigatória na administração da rotina de um condomínio. A sua função é equivalente à de um prefeito, pois tem como tarefa cuidar dos interesses e necessidades coletivas, além de promover e manter sempre a harmonia dos moradores. Assemelhada à democracia, o “chefe do poder Executivo” deve estar sujeito a uma constituição que seria a convenção do condomínio, e a um poder regulador, a assembleia dos moradores.

Tanto as regras quanto os direitos e deveres dos moradores, condôminos e atribuições dos síndicos devem estar presentes na Convenção do Condomínio. A lei é baseada no Código Civil, artigos 1.314 a 1.358, e a Lei do Condomínio, nº 4.591 de 1964.

Veja também: Condomínios horizontais – um conceito

A convenção também possui as informações sobre quantas reeleições ele pode fazer e se receberá formas de remuneração ou abatimento das contas. Ainda, se existe uma administradora que ajuda no funcionamento do prédio. O síndico não precisa ser necessariamente condômino do edifício e, dessa forma, inquilinos, locatários, moradores e donos de apartamentos que não vivem no edifício também podem ser síndicos.

Veja quais são as funções, direitos e deveres de um síndico:

– O síndico pode ou não morar no condomínio e pode ou não ser proprietário do imóvel;

– Pode receber ou não a remuneração, tudo depende de como isso constar na Convenção do Condomínio;

– O eleito deve representar o condomínio e atender aos interesses comuns;

– Tem o direito de impor multas a quem descumpre as regras que estão estabelecidas na lei, na convenção ou no regimento interno;

– O síndico poderá ser destituído de acordo com as condições descritas na Convenção e/ou através do voto de dois terços dos condôminos que estarão presentes em uma Assembleia Geral;

– O mandato do síndico não pode ultrapassar dois anos, mas ele pode ser reeleito.

Faça a sua simulação de consórcio da Ademilar.

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *