Preciso guardar meus comprovantes de pagamento?

Preciso guardar meus comprovantes de pagamento? - Ademilar

Muita gente não sabe por quanto tempo deve guardar um documento. Por isso, hoje o blog da Ademilar resolveu dar algumas dicas sobre o assunto, que leva em conta tanto a lei – Código Civil – como o bom-senso.

Levando em consideração o lado legal, você deve guardar um documento – uma conta – até o momento em que a comprovação do pagamento não seja mais necessária. Os prazos da prescrição, que variam de acordo com o documento, estão no Artigo 206 do Código Civil.

Vamos pegar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) como exemplo. O tempo de prescrição do imposto, como também o do IPVA e da declaração de IR, é de cinco anos. Por isso, é importante manter esses comprovantes na sua gaveta, ou em um arquivo, por todo esse tempo.

Guardando os documentos pelo tempo de prescrição você poderá comprovar que pagou sua dívida, caso a Administração Pública a tenha perdido. E olha, isso ocorre com muita frequência!

Veja também: Legislação imobiliária – a garantia do aluguel

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *