Os principais termos técnicos usados no mercado imobiliário

Os principais termos técnicos usados no mercado imobiliário - Ademilar

Quem vai iniciar um consórcio, vender ou alugar um imóvel se depara muitas vezes com alguns termos técnicos do ramo imobiliário que muitas vezes não são claros. Ao conversar com um interessado em fazer negócio, o corretor pode falar sobre algumas informações técnicas que podem confundir os mais leigos acerca de transações imobiliárias.

Confira o que significam os principais termos:

– Ação revisional: ação judicial para discussão do valor do aluguel, adequando-o ao valor de mercado.
– Amortização: pagamento para reduzir a dívida.
– Despejo (ação de despejo): acontece quando o proprietário de um imóvel quer reaver a posse, mas o inquilino não o devolve amigavelmente; sendo assim, a remoção ocorre com uso de mandado judicial.
– Fiador: pessoa que assume a responsabilidade de pagamento de dívida relativa a determinado contrato.
– Hipoteca: garantia de uma dívida com bens imóveis.
– IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado. Significa que o período de coleta dos dados foi realizado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
– INCC: o Índice Nacional de Custo da Construção mede a evolução dos custos no setor da construção.
– IPTU: Imposto Predial Territorial Urbano. É cobrado pela prefeitura uma vez por ano e incide sobre terrenos e edificações.
– ITBI: Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis por Atos Intervivos. É recolhido na oficialização do contrato de compra e venda do imóvel e pago à prefeitura.
– ITR: Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural. É cobrado pela Receita Federal e incide sobre os imóveis localizados fora das áreas urbanas dos municípios.
– Matrícula do imóvel: número de registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.
– Zoneamento: o zoneamento define, por exemplo, a finalidade de determinado setor (residencial, comercial, industrial ou misto) e a altura máxima das construções.

Veja também: Os benefícios de investir em imóvel próprio.

—————————————————————————————–

A Ademilar é especializada em consórcio de imóveis, e desde 1991 já atendeu mais de 22 mil famílias. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma aposentadoria imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada para melhor atendê-lo.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *