Quem fica no lugar do síndico quando ele tira férias?

quem-fica-no-lugar-do-síndico-quando-ele-tira-feriasCuidar de um condomínio não é uma tarefa tão simples, e em muitos casos o síndico, como qualquer outro profissional, também tem direito de tirar férias. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Condôminos, Helbert Silva, “as férias do síndico são uma questão de preservação física, psicológica e social de quem exerce tão complexa e difícil atividade”. Mas quando esse direito é colocado em prática, quem fica responsável pelas funções?

O substituto deve estar expresso na convenção que determinou o síndico do condomínio. Segundo o Código Civil, caso não esteja claro quem será o responsável por assumir as tarefas durante o período de férias do síndico titular, isso poderá ser determinado no ato. No entanto, todas as decisões precisam ser tomadas mediante aprovação dos participantes da assembleia.

A saída do síndico deve ser planejada antecipadamente, com a saída e a volta marcadas, bem como as tarefas que deverão ser executadas durante esse período. Caso ocorram problemas nas tarefas não repassadas, o síndico, conforme aponta Helbert Silva, poderá responder por falta de cumprimento, sendo punido de acordo com o que a convenção estabelecer.

A organização é essencial para o bom funcionamento das atividades de um condomínio. Ao estabelecer as normas e convenções nas assembleias, discuta os pontos que podem entrar em conflito com os compromissos pessoais dos envolvidos na administração, para evitar problemas futuros.

Veja também: Direitos e deveres de locador e locatário.

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *