Tendência em condomínios: portaria virtual

Tendência em condomínios: portaria virtual - Ademilar

A folha de pagamento de funcionários costuma representar o principal gasto de um condomínio. Pensando em reduzir as despesas, mas sem abrir mão da segurança, muitos edifícios têm apostado nas portarias virtuais, também chamadas de remotas. Nelas, a presença física de um porteiro é substituída pelo sistema de uma central especializada, que através de câmeras de segurança e biometria, controla a entrada e saída de moradores, visitantes e entregadores, e monitora a rotina do conjunto residencial ou comercial.

De acordo com reportagem do portal CondomínioSC, o valor médio inicial para implantação é de R$ 20 mil, além do custo mensal fixo (que tem preço inicial de R$ 3 mil) para manutenção. Um levantamento do Secovi-PR aponta que a substituição de uma portaria física por uma virtual provoca uma redução de 50% nas despesas do condomínio.

O funcionamento de uma portaria remota varia de acordo com a empresa contratada, mas geralmente consiste em monitoramento 24 horas por dia com câmeras de segurança. Além de ter digitais, fotos e dados pessoais cadastrados, moradores e funcionários recebem controle remoto e chaveiros para acessar o condomínio. O acesso de visitantes, prestadores de serviço e entregadores é feito por meio de um interfone com imagem. Um atendente na central entra em contato com quem deseja entrar e, após comunicar o morador, autoriza ou não o ingresso.

O sistema é mais indicado para condomínios pequenos, de até 100 unidades, mas uma análise prévia detalhada permite a implantação também em edifícios maiores, basta escolher uma empresa com um quadro de funcionários de tamanho compatível com o prédio.

Vale ressaltar que, com a ausência do porteiro, o zelador ganha papel crucial na realização de tarefas como entrega de correspondências e acionamento ou desligamento de luzes. Por isso, empresas especializadas oferecem treinamento a este funcionário.

Apesar de ser uma tendência de mercado, a portaria virtual deve demorar para ser completamente aceita, afirma Enzo Cicuto, proprietário de uma administradora de condomínios de Maringá. Na cidade, de cada dez propostas enviadas aos condomínios para adoção do sistema, apenas uma é aceita. Embora o porteiro virtual torne a relação mais impessoal, a segurança é maior, como ressalta reportagem da Gazeta do Povo. O processo seguido à risca pela central faz com que o edifício se torne menos vulnerável. Além disso, a ausência de casos de desvio de função, tal qual ocorre com os porteiros, e a inibição da ação de criminosos, também merecem destaque.

Veja também: Qualidade de vida nos condomínios

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 24 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *