Mercado Imobiliário 10 maio / 2018

Você já ouviu falar na Síndrome do Edifício Doente?

Você já ouviu falar na Síndrome do Edifício Doente? - Ademilar

Você já sentiu dor de cabeça, dificuldade para respirar ou ardência nos olhos ao entrar em um prédio e percebeu melhora ao sair do local? Então são grandes as chances de você ter estado em um edifício doente.

A Síndrome do Edifício Doente (SED) foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1982, alguns anos após um grave incidente na Filadélfia, quando a contaminação do ar de um hotel causada pela bactéria Legionella resultou na morte de mais de 30 pessoas e em 182 quadros de pneumonia.

Segundo a OMS, pelo menos 30% dos prédios em todo o mundo sofrem com a SED. No Brasil, o índice pode chegar a 50%.

A SED ocorre em edificações que acumulam problemas como iluminação precária, falta de manutenção no ar-condicionado, acúmulo de umidade, mofo e poeira, e se caracteriza como um conjunto de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em espaços fechados. A síndrome é reconhecida quando 20% dos moradores ou funcionários apresentam sintomas de doenças alérgicas ou pulmonares e melhoram quando são afastados do local.

Os edifícios doentes normalmente datam a partir da década de 70, quando a crise energética mundial influenciou a arquitetura e a engenharia no desenvolvimento de prédios cada vez mais fechados. Com aberturas mínimas para ventilação era possível reduzir os gastos com energia elétrica, mas por outro lado, diminuía-se a qualidade do ar e aumentava-se a concentração de poluentes biológicos e químicos.

Como combater ou prevenir a síndrome? Especialistas indicam manter os ambientes limpos, porém, sem o uso de produtos com solventes, e apostar em um bom sistema de ar-condicionado, que deve passar por manutenções regularmente. É importante ainda ficar atento a infiltrações e renovar a pintura a cada cinco anos.

Veja também: O que observar ao comprar um imóvel na praia

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 40 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! http://www.ademilar.com.br/

———

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *