Conheça o bairro Hauer, em Curitiba

Conheça o bairro Hauer, em Curitiba - Ademilar

Situado na região sudeste de Curitiba (PR), o bairro Hauer tem sua história atrelada à família do imigrante alemão Robert Hauer, que se estabeleceu na capital paranaense em 1863 na companhia dos pais e irmãos.

Na década de 1890, Robert adquiriu uma grande área no sul da cidade. Com a sua morte, os filhos partilharam o terreno e começaram a loteá-lo, dando assim origem ao bairro.

A família Hauer contribuiu intensamente para a história de Curitiba. Foi o irmão mais velho de Robert quem instalou a primeira geradora de energia elétrica na cidade, em 1898. Ela ficou responsável pela eletricidade da capital até 1910. Além disso, diversos clubes foram fundados por membros da família, como o Thalia e o Graciosa Country Club. Os Hauer também participaram da fundação do Coritiba Football Club.

Um dos patrimônios deixados pelo imigrante pioneiro na cidade foi o Castelo Hauer - Ademilar

Um dos patrimônios deixados pelo imigrante pioneiro na cidade foi o Castelo Hauer. Localizado no Largo da Ordem, atualmente ele funciona como teatro.

A Avenida Marechal Floriano Peixoto atravessa o bairro, abrigando a canaleta de ônibus expresso, além de diversos estabelecimentos comerciais e de serviços.

Confira no mapa a localização do Hauer:

Mapa do bairro Hauer - Ademilar

Veja também: Conheça o bairro Sítio Cercado, em Curitiba

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 24 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

4 comentários em “Conheça o bairro Hauer, em Curitiba

  • Vera Jacomelli says:

    Segundo pesquisas o nome encontrado como fundador do bairro Hauer onde moro há 42 anos é JOSÉ HAUER e não Robert Hauer

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Vera, tudo bem?

      Entre as fontes que utilizamos para escrever este texto está o IPPUC, que atribui a Robert a fundação do bairro.

      Agradecemos pela sua informação 🙂

  • José Augusto Hauer says:

    Olá! Pequena confusão entre os irmãos Hauer. O primeiro imigrante da família foi Josef Hauer, em 1863. Em dezembro de 1869, Josef trouxe alguns de seus irmãos da Alemanha, entre eles Robert, com 18 anos de idade. Robert começou a vida com um comercio de secos e molhados, tendo feito fortuna ao fornecer alimentos e também forragens para animais às casernas militares. Adiante, comprou cerca de 700 alqueires ao redor da cidade, que mais tarde vieram a ser loteados pelos filhos, dando origem aos bairros Hauer, Fanny, Vila Lindóia e parte do Novo Mundo. Sempre acreditando em Curitiba, faleceu em acidente com uma serra circular pouco antes de efetivar a compra da área do Boqueirão. O castelo Hauer foi construído como residência por Josef, que lá residiu até aposentar-se e retornar para viver seus últimos anos na Alemanha. O castelo então passou a servir à Escola da Divina Providência e atualmente ao grupo Uninter. Josef investiu na iluminação da cidade, gerando luz para uma Curitiba de 40 mil habitantes. Josef também construiu um dos primeiros teatros, o Teatro Hauer, que mais tarde tornou-se o Cine Marabá. É uma bela história a destes imigrantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *