Curitiba: confira curiosidades sobre a cidade

Curitiba: confira curiosidades sobre a cidade - Ademilar

Você sabia que Curitiba já foi capital do Brasil? E que a cidade abriga o maior restaurante do continente americano? Confira mais detalhes sobre estas e outras curiosidades da cidade:

  • O nome Curitiba vem da expressão indígena “kur yt iwa”, que significa “lugar cheio de pinheiros”.

 

  • O primeiro nome da cidade foi Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Antes de receber a denominação atual, a capital já se chamou Corityba. Atualmente, Coritiba é o nome de um dos principais clubes de futebol da cidade.

 

  • Além de Salvador, Rio de Janeiro e Brasília, Curitiba também já foi capital do Brasil, mas por apenas três dias, entre 24 e 27 de março de 1969. Na época, vigorava a ditadura, e a ideia de transferir a capital do país foi da esposa do então presidente Costa e Silva, Yolanda Barbosa, que era curitibana.

 

  • O dia do aniversário de Curitiba, 29 de março, não é feriado para o setor privado, mas sim o 8 de setembro, dia da padroeira Nossa Senhora da Luz.

Curitiba tem diversos personagens típicos, como o emblemático Oilman - Ademilar

  • Curitiba tem diversos personagens típicos, como INRI Cristo, Efigênia Rolim e o emblemático Oilman – Nelson Rebello, ex-professor que circula de bicicleta pela cidade com o corpo besuntado de óleo. A capital também é a casa do contista Dalton Trevisan e foi ainda onde nasceu e viveu o escritor, poeta e crítico literário Paulo Leminski.

A cidade abriga o primeiro prédio giratório do mundo - Ademilar

  • A cidade abriga o primeiro prédio giratório do mundo. Localizado no bairro Mossunguê, o Suíte Vollard apresenta uma tecnologia que permite aos apartamentos girar 360º de forma independente. Por conta do alto valor de venda, nenhuma unidade chegou a ser habitado e, há alguns anos, o edifício permanece abandonado.

 

  • A capital foi colonizada por imigrantes europeus, entre eles alemães, italianos, poloneses, portugueses e ucranianos. Curitiba detém o título de segunda cidade do continente americano com o maior número de descendentes de poloneses, perdendo apenas para Chicago. A cidade abriga também um bairro dedicado à gastronomia italiana, Santa Felicidade. É lá que está situado o maior restaurante das Américas: o Madalosso, que dispõe de 4.645 lugares.

Veja também: Maringá: confira curiosidades sobre a cidade

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 38 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *