Onde Morar 4 mar / 2019

Lugares para conhecer em Paranaguá

Lugares para conhecer em Paranaguá - Ademilar
Crédito: João Otavio Dobre Ferreira

Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná, considerada o berço da civilização no estado. Conhecida por seu porto, o segundo maior do país, a região se destaca por suas belezas naturais e patrimônio histórico-cultural. Confira a seguir o que você precisa visitar na cidade.

 

Casa da Cultura Monsenhor Celso e Casa da Música Brasílio Itiberê

 

Duas casas, possivelmente construídas em épocas distintas, abrigaram dois parnanguaras ilustres: Brasílio Itiberê da Cunha, diplomata do Império e embaixador do Brasil em diversos países, e Celso, piedoso sacerdote que posteriormente recebeu o título de Monsenhor.

Os monumentos estavam em ruínas quando foram tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1972 e atualmente constituem um dos melhores exemplares da arquitetura do período colonial. Enquanto no sobrado hoje funciona a Casa da Cultura Monsenhor Celso, a construção à direita abriga a Casa da Música Brasílio Itiberê.

Largo Monsenhor Celso, 21, Centro Histórico

Casa da Cultura: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 18h / sábados, das 9h às 13h
Casa da Música: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 18h / sábados, das 8h às 12h

 

Fonte Velha

 

Fonte Velha - Ademilar
Crédito: Sobre Trilhas e Trilhos

Também chamada de Fontinha e Fonte de Cima, esta é a mais antiga construção em alvenaria da cidade. Olho d’água natural, foi o primeiro reservatório do litoral, servindo ao povoado por mais de 200 anos. A fonte foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1964.

 

Rua Florêncio Viana, 4, Campo Grande


Ilha da Cotinga

 

Ilha da Cotinga - Ademilar
Crédito: Priscila Forone

Quando começou a ocupação do Paraná, os primeiros colonizadores vindos de São Paulo lá se estabeleceram por medo dos índios Carijós e Mbyá-Guarani, que viviam na região mas não ocupavam a ilha. Os indígenas ainda habitam a terra de seus ancestrais.

Acessada apenas por barco, a ilha permanece misteriosa, abrigando inscrições em ruínas e vestígios do início da civilização paranaense.

 

Ilha do Mel

 

Ilha do Mel - Ademilar
Crédito: Zig Koch

Com cerca de 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, a região foi elevada à categoria de Estação Ecológica em 1982. Dos 2.700 hectares, apenas 200 têm permissão de uso, e o número de visitantes é limitado a 5 mil pessoas por dia.

Dividida em pequenas vilas (Encantadas, Farol, Fortaleza, Nova Brasília e Praia Grande), a Ilha do Mel tem como principais atrativos o Farol das Conchas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e a Gruta das Encantadas.

 

Ilha dos Valadares

 

Ilha dos Valadares - Ademilar
Crédito: Sobre Trilhas e Trilhos

Situada a apenas 400 metros do centro de Paranaguá, esta ilha pode ser acessada através de uma passarela ou de canoa. Abrangendo uma área de quase 3 km², é habitada por pescadores que se dedicam à pesca artesanal e mantêm tradições como a do fandango, dança típica do litoral paranaense.

 

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE)

 

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) - Ademilar
Crédito: Panorama do Turismo

A sede do primeiro museu universitário do Paraná é o prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755. A edificação foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1938. O acervo é composto de cerca de 70 mil peças, divididas em quatro grandes coleções: Arqueologia, Cultura Popular, Etnologia e Documentação Sonora, Visual e Textual.

Rua Quinze de Novembro, 575, Centro Histórico
De terça a domingo, das 8h às 20h

 

Rua da Praia

 

Rua da Praia - Ademilar
Crédito: Takao Takayama

É na Rua General Carneiro, popularmente conhecida como Rua da Praia, onde está a maior concentração de sobrados coloniais. Os casarões abrigam hotéis, museus, lojas de artesanato e restaurantes. Além das construções seculares, merece destaque a Praça Newton D. de Souza, que conta com um mural sacro de São Francisco das Chagas, criação do artista local Emir Roth.

Unidade de Negócio Ademilar Paranaguá

A Ademilar também está em Paranaguá. A Unidade de Negócio da empresa na cidade fica no bairro João Gualberto. No ponto de vendas você pode planejar a conquista dos seus projetos imobiliários através do consórcio.

Veja também: Lugares para conhecer em Guarapuava

—————————————————————————————-

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 45 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! http://www.ademilar.com.br/

———

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *