Pratos típicos da gastronomia de Santa Catarina

Pratos típicos da gastronomia de Santa Catarina - Ademilar

Parte da família fundadora da Ademilar nasceu em Santa Catarina. Além da capital, Florianópolis, a empresa está presente em outras 14 cidades do estado.

A culinária de Santa Catarina é uma mistura de influências de diversos povos, entre eles, indígenas, açorianos, alemães e italianos, cujos pratos foram adaptados aos produtos e influências locais. Conheça abaixo os principais representantes da gastronomia catarinense.

 

Cacuanga

 

É um bolinho de mandioca, amendoim e açúcar que pode ser assado ou cozido. O uso da folha de bananeira para enrolar o doce remete aos povos indígenas.

 

Eisbein

 

De influência alemã, o prato composto por joelho de porco cozido ou preparado à pururuca é encontrado principalmente na região do Vale Europeu. Normalmente acompanhado de chucrute, raiz forte e batatas cozidas com bacon, o Eisbein é bastante popular na Oktoberfest.

 

Linguiça Blumenau

 

Produzida em Pomerode há quase cem anos, a linguiça ganhou este nome porque na época a cidade ainda fazia parte do distrito de Blumenau. Feita com paleta e pernil suínos, além de toucinho lombar, alho, pimenta branca e sal, a linguiça deixou de ser um acompanhamento para o pão no café da manhã e se tornou ingrediente de massas e molhos.

 

Marisco lambe-lambe

 

Neste prato o arroz branco é bem temperado e recebe os moluscos ainda nas cascas, que se abrem durante o cozimento. Há algumas teorias para a origem do nome, mas acredita-se que tenha a ver com o fato de o prato ser comido com as mãos – as pessoas vão lambendo as conchas para retirar dali o arroz e os mariscos.

 

Marreco com repolho roxo

 

No Brasil não existe marreco, e a adaptação do prato alemão Ente mit Rotkohl é feita com Pato de Pequim, que ao longo do tempo ganhou o nome do “parente”. Marinado com temperos e vinho branco, o pato é cozido por cerca de cinco horas e depois assado para ganhar a cor dourada. Por conta de sua popularidade, existe até uma festa típica, a Fenarreco, que acontece em Brusque no início de outubro.

 

Pastel de berbigão

 

O berbigão é um molusco típico da região litorânea de Santa Catarina, e o pastel com este recheio está entre os pratos mais populares de Florianópolis.

 

Polenta no fio

 

Normalmente servida com textura de purê, em Santa Catarina a polenta é cozinhada por mais tempo, até que fique firme e possa ser cortada com um fio de algodão – daí o nome do prato.

 

Strudel

 

O strudel possui uma massa fina e delicada, coberta com açúcar de confeiteiro e canela em pó, recheado com maçã - Ademilar

Abreviação de Apfelstrudel, a sobremesa tem origem húngara, mas é muito popular na Alemanha. O doce possui uma massa fina e delicada, coberta com açúcar de confeiteiro e canela em pó, recheado com maçã. É servido quente, acompanhado de sorvete de creme.

 

Tainha

 

Um dos símbolos da gastronomia catarinense, a tainha é muito encontrada nos meses de inverno e preparada de diversas maneiras, entre elas, escalada: o peixe é secado ao sol, salgado, aberto pela espinha e, depois, assado na brasa. O pirão de farinha de mandioca está entre os principais acompanhamentos.

Veja também: Pratos típicos da gastronomia do Paraná

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *