Pratos típicos da gastronomia do Distrito Federal

Pratos típicos da gastronomia do Distrito Federal - Ademilar

No Distrito Federal, a Ademilar está presente com uma Unidade de Negócio na capital federal, Brasília.

Ao contrário de outras regiões brasileiras, o Distrito Federal não possui pratos realmente típicos, isso porque esta unidade federativa é uma soma de diferentes culturas. Depois da colonização e miscigenação entre os nativos brasileiros, europeus e africanos, o DF passou a ser uma importante rota de trabalhadores em busca das riquezas do garimpo de Minas Gerais e Goiás. Por conta disto, o que se vê nos restaurantes locais é um cardápio principalmente com influências mineiras e da região Centro-Oeste. Confira a seguir os pratos mais populares do Distrito Federal.

 

Arroz com pequi

 

Tradicional da culinária goiana, o prato também é bastante popular no Distrito Federal, em razão da forte presença do fruto na região. Além de arroz e pequi, a receita leva alho, cebola e sal, e em muitos restaurantes do estado é acrescentada também a pimenta-de-cheiro.

 

Buchada de bode

 

Originária do Nordeste, a receita foi trazida pelos trabalhadores nordestinos que ajudaram a construir a capital federal. Com sabor forte, o prato leva tripas, fígado, pulmão, coração e rins de bode cozidos na panela de pressão com especiarias como cheiro-verde, pimenta-do-reino e folhas de louro. É servido acompanhado de arroz branco e torresmo.

 

Caldo de piranha

 

Para preparar este caldo leva-se quase 6 horas. Após retirar os espinhos, a piranha é marinada com limão e especiarias, depois é levemente dourada com os temperos e então cozida. O caldo é servido em cumbucas ou xícaras e pode ser consumido sem talheres. Como o peixe é carnívoro, possui um sabor exótico.

 

Chico Angu

 

Bastante popular na gastronomia mineira, este prato chegou ao Distrito Federal por influência do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, que era apaixonado pela receita. Ela leva frango com quiabo e angu de fubá.

 

Filé de tilápia

 

A cidade de Brasília possui muitos criadouros do peixe, o que estimula seu consumo na região, especialmente na forma de filé - Ademilar

A cidade de Brasília possui muitos criadouros do peixe, o que estimula seu consumo na região, especialmente na forma de filé. Preparada assada ou frita, a diferença da tilápia servida no Distrito Federal está nos acompanhamentos, em geral arroz branco, gergelim torrado e vinagrete.

 

Sopa paraguaia

 

Tradicional do Paraguai, a receita também é bastante consumida em Cuiabá. O nome engana, pois o prato não é uma sopa e sim um bolo de milho salgado que leva leite, ovos, cebola e bastante queijo.

Veja também: Pratos típicos da gastronomia da Bahia

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *