Pratos típicos da gastronomia do Paraná

Pratos típicos da gastronomia do Paraná - Ademilar

O Paraná foi o estado escolhido pela Ademilar para dar início a sua história, em 1991. Com sede na capital, Curitiba, hoje a empresa está presente em outras 18 cidades paranaenses.

Localizado na região sul do Brasil, o Paraná é um dos cinco estados mais ricos do país e historicamente conhecido por contar com uma grande quantidade de pinheirais. A semente do pinheiro, aliás, ocupa espaço de destaque na gastronomia local, influenciada também por imigrantes, tropeiros e pelo litoral. Confira abaixo alguns pratos típicos do estado.

 

Barreado

 

O barreado é o prato típico paranaense mais conhecido dentro e fora do estado, tem influência portuguesa e é consumido no litoral há aproximadamente 200 anos. O nome deriva da expressão “barrear”, ou seja, forrar a panela com pirão de cinza e farinha de mandioca para evitar que o vapor escape.

O prato demora cerca de 12 horas para ficar pronto e leva cortes bovinos populares no preparo, como acém, músculo e patinho. É servido com farinha de mandioca, rodelas de laranja e banana.

 

Borscht

 

Borscht é uma sopa de beterraba, repolho, costela de porco defumada e creme de leite - Ademilar

A imigração no Paraná teve forte influência dos poloneses e ucranianos, responsáveis por introduzir o borscht no estado. O prato é uma sopa de beterraba, repolho, costela de porco defumada e creme de leite, consumida principalmente no inverno e acompanhada de broa de centeio.

 

Carne de onça

 

Preparada com carne bovina crua e inspirada no prato alemão hackepeter, a comida típica dos botecos de Curitiba é patrimônio cultural imaterial da cidade.

O nome do prato tem diversas origens possíveis, mas a mais comum tem relação com o “bafo de onça” que as pessoas ficam depois de consumi-lo, uma vez que ele é fortemente temperado com alho e cebola crus.

 

Carneiro no buraco

 

Prato típico de Campo Mourão, este carneiro foi inspirado em um filme da década de 60, em que vaqueiros preparavam carne dentro de buracos. Após alguns anos, a cidade criou a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, que acontece sempre no segundo domingo de julho. Marinada em ervas e vinho branco, a carne é preparada com diversos legumes e frutas, como cenoura, pimentão, banana e maçã.

 

Feijão tropeiro e arroz carreteiro

 

Estes são pratos típicos de cidades como Castro, Lapa e Tibagi, que se tornaram referência do tropeirismo brasileiro - Ademilar

Presentes em outras regiões do país, estes são pratos típicos de cidades como Castro, Lapa e Tibagi, que se tornaram referência do tropeirismo brasileiro.

Os tropeiros percorriam grandes distâncias e por isso optavam por carregar somente alimentos não perecíveis, como arroz, charque, farinha de mandioca, feijão, milho e toucinho, e a partir deles foram criados estes dois pratos, adaptados ao longo dos anos com a introdução de ingredientes frescos, como ovos e linguiça.

 

Pierogi

 

De origem polonesa, pierogis são uma massa recheada normalmente com batata e ricota - Ademilar

De origem polonesa, pierogis são uma massa recheada normalmente com batata e ricota. Típicos de Guarapuava e Prudentópolis, são normalmente cozidos e podem ser servidos com diferentes tipos de molhos.

 

Pinhão

 

O pinhão é um dos símbolos da gastronomia paranaense - Ademilar

Um dos símbolos da gastronomia paranaense, o pinhão é bastante comum nas festas juninas, cozido ou assado diretamente na brasa. Mas ele também marca presença em diversas outras preparações, como o entrevero. Além do pinhão, o prato leva carnes bovina e suína e legumes.

 

Pintado na telha

 

De herança espanhola, o prato é popular especialmente em Guaíra. Este tipo de peixe já era consumido pelos índios da região, e a presença da telha remete à argila, principal matéria-prima dos utensílios das tribos. Atualmente o pintado é servido com arroz, farofa e pirão.

 

Porco no Rolete

 

O porco assado no espeto é o grande atrativo gastronômico de Toledo. Linguiça calabresa, carne moída, ervilha, milho, palmito, alecrim e noz-moscada fazem parte do preparo.

Veja também: Lugares que você talvez não conheça em Curitiba

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *