Pratos típicos da gastronomia do Rio de Janeiro

Pratos típicos da gastronomia do Rio de Janeiro - Ademilar

No Rio de Janeiro, a Ademilar está presente com duas Unidades de Negócio na capital e em breve irá inaugurar mais dois pontos de venda na cidade.

A gastronomia do Rio de Janeiro está diretamente ligada à culinária portuguesa, consequência da colonização que durou quase dois séculos. Ao longo dos anos, as receitas com influência europeia foram adaptadas à realidade brasileira.

Confira a seguir os principais pratos típicos do Rio de Janeiro.

Camarão com chuchu

Na Confeitaria Colombo, o camarão com chuchu faz parte do cardápio desde 1894 - Ademilar

Feijoada

Segundo historiadores, a feijoada é uma adaptação de pratos europeus como o cozido português e o cassoulet, que misturam várias carnes e vegetais com feijão branco. No Brasil, os portugueses reproduziram a receita usando o feijão preto, que era uma base importante da alimentação no Brasil da época. Os acompanhamentos tradicionais servidos hoje – arroz branco, farofa, couve refogada e laranja – só foram incorporados depois, provavelmente no século 19. A difusão do prato teria se dado em hotéis e pensões do Rio de Janeiro.

Filé à Oswaldo Aranha

Este prato leva filé mignon coberto com alho frito acompanhado de arroz, farofa e batatas portuguesas - Ademilar

Na década de 30, o diplomata e ministro Oswaldo Aranha ia sempre ao restaurante Cosmopolita, na Lapa, e pedia o mesmo prato: filé mignon coberto com alho frito acompanhado de arroz, farofa e batatas portuguesas. A receita, que recebeu o nome do político, se transformou em um dos maiores ícones da gastronomia carioca.

Italiano ou joelho

Chamado de “italiano” em Niterói e de “joelho” na cidade do Rio de Janeiro, este salgado é feito com uma massa parecida com um pão. Há várias combinações possíveis de recheios e até mesmo versões doces, mas a opção mais popular é a de queijo com presunto.

Manezinho Araújo

Conhecida em outras regiões do Brasil como Chico Balanceado, no Rio de Janeiro a receita ganhou o nome do seu criador, um artista pernambucano que possuía um famoso restaurante nordestino na região. O doce é composto por três camadas, a primeira de banana caramelizada, a segunda de creme de confeiteiro e a última de merengue tostado.

Sardinha frita

Bastante popular nos botecos, a sardinha frita é empanada no fubá de milho e geralmente é servida apenas com molho de limão à parte - Ademilar

Em Portugal, a sardinha assada é um prato tradicional e por aqui começou a ser preparada frita para se adaptar ao paladar brasileiro. Bastante popular nos botecos, o peixe é empanado no fubá de milho e geralmente é servido apenas com molho de limão à parte, mas também pode acompanhar arroz branco.

Sopa Leão Veloso 

A receita, criada pelo então embaixador do Brasil na França, Paulo Leão Veloso, é uma adaptação da sopa bouillabaisse, uma espécie de guisado à base de peixes brancos. Preparada pela primeira vez na cozinha do Rio Minho, um dos restaurantes mais antigos da capital, a sopa permanece até hoje como um dos carros-chefe do local. A sopa Leão Veloso leva caldo de cabeça de peixe, camarão, lula, mexilhão e carne de siri.

Biscoito Globo com mate gelado

Este não é exatamente um prato, mas a dupla faz tanto sucesso no estado que os vendedores ambulantes do biscoito e do mate passaram a ser considerados Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade do Rio de Janeiro em 2012 - Ademilar

Este não é exatamente um prato, mas a dupla faz tanto sucesso no estado que os vendedores ambulantes do biscoito e do mate passaram a ser considerados Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade do Rio de Janeiro em 2012.

O biscoito de polvilho foi criado em 1953, em São Paulo, por três irmãos. Na época, ele se chamava Felippe e era vendido nas estações de trem e no litoral paulista. Em 1954, a capital fluminense estava sediando um grande evento católico e os irmãos arriscaram vendê-lo por lá. O sucesso foi tanto que eles decidiram permanecer na cidade e foram contratados pela Padaria Globo, daí a alteração no nome. Mesmo sem nenhuma propaganda, o biscoito se tornou um marco na cidade e só teve uma mudança significativa ao longo dos anos: ganhou embalagens de cores diferentes para diferenciar o salgado (verde) e o doce (vermelho).

Com um toque de limão, o mate começou a fazer sucesso nas praias e no estádio do Maracanã nos anos 1950.

Quer saber mais? Confira também alguns pontos turísticos que você talvez não conheça na capital do estado!

Veja também: Pratos típicos da gastronomia de São Paulo

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *