Série “Chega de Bagunça”: Cozinha

Série “Chega de Bagunça”: Cozinha - Ademilar

Para que a cozinha seja um ambiente acolhedor para reunir a família e os amigos, é importante que ela esteja sempre em ordem. Manter os utensílios, os temperos e os mantimentos nos lugares adequados também auxiliam no momento de preparar as refeições. Veja algumas dicas para deixar sua cozinha organizada.

No armário abaixo da pia guarde as panelas, as frigideiras e as assadeiras, além das tábuas de corte (encostadas nas laterais). Para aproveitar melhor o espaço, coloque ao fundo as peças que você usa menos, deixando espaço para as mais utilizadas. É interessante empilhar as frigideiras, assim como as assadeiras. As tampas das panelas podem ser colocadas todas juntas dentro de um recipiente ou agrupadas com um organizador.

Prefira eletrodomésticos que unam várias funções, como o processador, que pode substituir o liquidificador e a batedeira, e guarde-os no mesmo armário. Se não couberem todos, mantenha sobre a bancada os mais usados.

Deixe temperos, óleos e condimentos dentro de um armário ou em prateleiras próximas ao fogão. Use cestinhas de plástico para separar os itens.

No armário dedicado aos mantimentos, coloque no fundo os mais altos e novos, e na frente disponha os menores e com a data de validade mais próxima. Aqui também vale setorizar os produtos e organizá-los com a ajuda de cestas, que facilitam inclusive a limpeza. Para aumentar o espaço disponível, instale aramados no alto do armário.

Conforme você for abrindo as embalagens, guarde o que sobrar em potes de vidro com tampa. Anote em etiquetas ou em pedaços de fita crepe o nome do produto, além da data de validade. Você pode colocá-los dentro do armário, sobre a bancada ou em prateleiras.

Ao organizar as gavetas, reserve a primeira para os talheres, que devem ser divididos com o auxílio de organizadores específicos. Se preferir, guarde as facas em suportes próprios ou em barras de ímã.

Na segunda gaveta, disponha utensílios para cozinhar e servir. Se não conseguir guardar todos no mesmo espaço, utilize um pote alto ou forre uma lata com tecido e coloque-os dentro. A terceira gaveta pode servir para acomodar toalhas de mesa, jogos americanos, descansos e pegadores de panela, além de papel-alumínio, papel-manteiga e papel filme.

Na seguinte, deixe os panos de prato, de preferência enrolados. Se houver mais uma gaveta sobrando, agrupe nela aqueles itens menores que você não sabe onde guardar. Use pequenas caixinhas ou divisórias para mantê-la organizada.

Armazene as louças em armários ou gavetões. Nunca empilhe as xícaras para que elas não trinquem ou descasquem. Se não puder evitar, sobreponha-as juntamente com os respectivos pires. Também é possível apostar em ganchos internos ou aramados, que multiplicam o espaço disponível.

Os conjuntos que só são usados em ocasiões especiais devem ser mantidos no fundo do armário ou até mesmo acima dele, se houver espaço. Prefira os potes de vidro, pois são mais higiênicos e resistentes. Coloque um dentro do outro e as tampas ao lado, em uma cestinha, que também pode ser disposta próxima a geladeira, para agrupar os produtos que você consome no café da manhã, por exemplo.

Para organizar a geladeira, reserve a primeira prateleira para itens perecíveis e ovos. Na segunda, acomode as sobras de alimentos, doces e enlatados. Dentro da gaveta da geladeira, disponha as frutas e as verduras, que devem ser mantidas preferencialmente em sacos plásticos. Na porta, deixe as bebidas e os temperos, como shoyu e vinagre.

Para mais dicas sobre organização, confira: Fique bem. Previna-se.

Este conteúdo foi originalmente escrito em março de 2015 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.

Veja também: Série “Chega de Bagunça”: Banheiro

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *