Consórcio imobiliário: bom investimento para PF e PJ

Consórcio imobiliário: bom investimento para PF e PJ - Ademilar

O consórcio se mostra uma ótima ferramenta para a conquista de projetos pessoais e familiares e também um excelente investimento.

Os motivos para isso são muitos, a começar pela segurança, uma vez que a modalidade é fiscalizada pelo Banco Central econta com lei própria, a 11.795. O consórcio também permite diversificar o portfólio do investidor, que pode optar por negociar o crédito ou usar o valor para comprar um imóvel e depois revendê-lo ou alugá-lo. Existe ainda a possibilidade de construir, uma opção rentável do mercado imobiliário.

O consórcio é um ótimo investimento tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Não há diferença no funcionamento da modalidade para estes públicos, mas sim uma série de vantagens em comum. Uma delas é a ausência de juros e de entrada, o que torna o consórcio muito mais barato do que um financiamento, por exemplo, em que o valor pago no final pode equivaler a dois imóveis.

Sim, no consórcio não há juros, apenas uma baixa taxa de administração, um valor pago à administradora pela gestão dos grupos. Na Ademilar, por exemplo, ela gira em torno de 0,1% ao mês e está entre as mais baratas do mercado.

Vale lembrar também que o crédito – e proporcionalmente as parcelas – é atualizado anualmente de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Como explica o diretor comercial da Ademilar André Marini, no consórcio o cliente tem o INCC a seu favor, uma vez que a atualização acontece de forma composta, ou seja, correção em cima de correção. O aumento do crédito beneficia o consorciado, garantindo a manutenção do seu poder de compra e também dos outros participantes do grupo.

Outra vantagem do consórcio, de acordo com Marini, é que o cliente faz uma autogestão, consegue se planejar financeiramente. Esta questão se converte em uma autonomia muito importante, pois o crédito é reajustado enquanto o consorciado não é contemplado.

Ao serem contempladas, tanto a pessoa física quanto a jurídica terão poder de compra à vista. Assim, fica muito mais fácil barganhar descontos para realizar projetos de vida ou investir no próprio negócio.

As possibilidades para quem faz um consórcio como PF ou PJ são várias: comprar, construir, reformar, investir, quitar financiamento imobiliário e adquirir e instalar painéis solares.

Comprar

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem contar com o consórcio para comprar um imóvel. Uma das principais vantagens neste caso é deixar de pagar aluguel, uma despesa que onera – e muito! – o orçamento das famílias e das empresas.

Para garantir que o consórcio seja um investimento viável nesta situação, a Ademilar oferece os planos com a chamada parcela reduzida, em que o consorciado paga 70% da prestação até a contemplação, quando os valores são recalculados. Desta forma, o cliente consegue arcar com a parcela do aluguel e também com a do consórcio.

Pessoas físicas e jurídicas têm total liberdade para escolher o imóvel da sua preferência (casa, apartamento, sobrado, sala comercial, laje corporativa, galpão etc.), não ficando atreladas a nenhuma unidade, construtora ou imobiliária específicas.

Construir

A construção de um imóvel residencial ou comercial também é possível com o consórcio. Caso o cliente ainda não tenha o terreno, pode o crédito para comprar um. Nesta operação, os valores são liberados em etapas, de acordo com o cronograma da obra.

A principal vantagem aqui é poder personalizar o imóvel de acordo com as necessidades da família ou da empresa. Revender ou alugar o bem depois da construção é outra opção interessante, visto que construir um imóvel costuma ser mais barato do que adquirir uma casa ou um apartamento prontos. A economia, neste caso, pode chegar a 50%. Como o imóvel tende a valorizar significativamente depois de ser concluído, o retorno com a revenda ou com o aluguel se mostra bastante atrativo.

Reformar

Uma reforma sempre valoriza o patrimônio, além de atender às necessidades do morador ou às particularidades do negócio.

O consórcio é uma boa opção caso o imóvel atual necessite de uma reforma não imediata. Na Ademilar, além do pagamento da mão da obra, o crédito também pode ser utilizado para a compra de materiais, como cimento, tijolos, tintas e cerâmicas.

Investir

Ao investir com o consórcio, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem negociar o crédito imobiliário e assim obter lucro.

O consorciado PF também consegue conquistar a independência financeira ao formar uma carteira de imóveis e alugar os bens, que proporcionarão renda extra vitalícia. Através da compra e posterior locação dos imóveis é possível ainda planejar a aposentadoria, garantindo assim um futuro confortável e tranquilo.

Quitar financiamento imobiliário

O financiamento permanece como uma das modalidades de compra parcelada mais tradicionais do mercado. Porém, apesar de permitir que o cliente tenha o imóvel em pouco tempo, o financiamento cobra juros altos, que podem chegar a 9% ao mês, possui prazos bastante longos e exige o pagamento de uma entrada, normalmente de 30% do valor do bem.

Pode parecer um bom negócio à primeira vista, mas compromete bastante o orçamento. A boa notícia é que pessoas físicas e jurídicas podem contar com o consórcio para quitar o financiamento e assim conquistar o imóvel de forma mais rápida e econômica.

Comprar e instalar painéis solares

Ao reformar o imóvel é possível usar o crédito para comprar e instalar placas fotovoltaicas. Optando por uma fonte de energia renovável e que não polui, o consorciado economiza significativamente na conta de luz, algo valioso tanto para residências quanto para empresas, em que a busca por eficiência deve ser constante. Vale ressaltar que a energia solar também é um fator de valorização do imóvel. Nos Estados Unidos, por exemplo, um estudo comprovou que os compradores estão dispostos a pagar mais por casas com painéis solares.

Uma empresa precisa pensar constantemente em maneiras de reduzir os seus custos. Da mesma forma, também é importante para as pessoas encontrar meios de economizar para suas conquistas. Neste sentido, o consórcio é um ótimo aliado para clientes PF e PJ, ajudando as famílias a não comprometer o orçamento e os gestores a investir no crescimento dos seus negócios mesmo em períodos de crise, sem passar por sufoco ou reduzir o capital de giro.

Como vimos, o consórcio é uma ótima opção para pessoas físicas e jurídicas. Além das diversas vantagens citadas, outro benefício da modalidade é a possibilidade de usar parte do valor do crédito para pagar despesas com a aquisição do bem, como custos cartoriais.

Seja você uma pessoa física ou jurídica, sempre é tempo de otimizar recursos e buscar maneiras mais inteligentes de investir o seu dinheiro. Faça uma simulação no site da Ademilar e descubra como os nossos planos de consórcio podem ajudar você a conquistar projetos pessoais ou empresariais de forma econômica, segura e flexível.

Veja também: Imóvel para investimento: as melhores opções

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *