Ganhe renda extra construindo imóveis para alugar ou vender

Ganhe renda extra construindo imóveis para alugar ou vender - Ademilar

Construir é considerado por muitos uma das partes mais rentáveis do mercado imobiliário. Quando comparada à aquisição de um imóvel pronto, a construção pode representar uma economia de até 40%. Além disso, há grandes chances de uma boa valorização do bem depois de concluído, garantindo retornos expressivos ao proprietário se a ideia for alugar ou vender.

Na visão de Avelino Andrade, diretor comercial da Ademilar, o primeiro passo para construir imóveis para investimento é ter um objetivo muito claro (obter rentabilidade com a venda ou com o aluguel, por exemplo) e saber se o que está sendo construído tem demanda. Esta varia bastante de um bairro para o outro e até mesmo de rua para rua, daí a importância de conhecer bem o mercado e se informar com profissionais experientes.

Segundo Avelino, uma opção bastante interessante para o investidor que pretende construir para alugar é a construção com o contrato de locação já vinculado ao tipo de empreendimento a ser construído, como uma farmácia. Neste formato de demanda determinada, o recebimento e o inquilino ficam garantidos, portanto, a rentabilidade é muito maior.

Começando a construir

É fundamental escolher bem o terreno, inicialmente avaliando o potencial de valorização da área. Melhorias de saneamento e infraestrutura (como uma nova estação de metrô) podem influenciar o valor do bem a longo prazo. Outra questão que deve ser analisada é o custo de manutenção do terreno (cuidados com calçada, cercamento, retirada de lixo, etc.), afinal, enquanto a obra não for concluída, é preciso garantir que a área não se desvalorize e todos estes gastos não interfiram na viabilidade do investimento.

Se o intuito for construir imóveis residenciais, a região precisa ser bem servida em transporte coletivo, comércio e serviços. No caso de imóveis comerciais, é interessante observar se o local oferece segurança e se é fácil estacionar nas redondezas.

Ao elaborar o projeto, que deve ser feito por um arquiteto ou engenheiro, é importante alinhar os projetos arquitetônico, elétrico e hidráulico para evitar futuros ajustes.

Na sequência aparece o planejamento da obra. Este documento, que inclui serviços, prazos e gastos com mão de obra e materiais, ajuda a diminuir custos desnecessários e atrasos.

No momento de contratar a mão de obra, é possível pedir indicações para amigos, familiares e profissionais do ramo ou contar com um empreiteiro, que ficará responsável pelas contratações. De qualquer forma, é essencial se cercar de bons profissionais para que o serviço não precise ser refeito nem adiado. Ao comprar os materiais de construção, o ideal é pesquisar bastante e ter a ajuda da equipe envolvida na obra, que por ter contato com diversos fornecedores pode conseguir bons descontos.

Como se planejar para construir?

Conforme comentamos, a construção de um imóvel tende a ser mais barata do que a compra, e a economia pode ser ainda mais expressiva se o investidor contar com o consórcio para construir, isso porque a modalidade não cobra juros nem entrada.

Além disso, como ressalta Avelino Andrade, construir através do consórcio é mais seguro, pois o investidor imobiliza menos capital, ou seja, aloca uma menor parte do seu patrimônio líquido em um ativo permanente, como é o caso de um imóvel, e constrói de forma programada.

No site da Ademilar é possível acessar um simulador exclusivo e conferir os planos que a empresa oferece. Há diversas opções de créditos e parcelas, que se ajustam a diferentes orçamentos e necessidades construtivas.

Veja também: Imóvel para investimento: as melhores opções

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *