Imóvel para investimento: as melhores opções

Imóvel para investimento: as melhores opções - Ademilar

Historicamente, os imóveis são uma das formas mais tradicionais e seguras de investimento. Mesmo na maior das crises, sempre existirá demanda por imóveis, afinal, todos precisam de um lugar para morar. Vale ressaltar também que o Brasil possui um déficit habitacional de 7,7 milhões de moradias. Este fato, em conjunto com o aumento populacional, gera um aumento consistente na demanda imobiliária.

Ao investir em imóveis é possível gerar renda extra. Dessa maneira, além de conquistar independência financeira, o investidor também planeja a sua aposentadoria. O consórcio pode ser um excelente aliado neste sentido, afinal, a modalidade não cobra juros e nem entrada, tornando o investimento em imóveis ainda mais atrativo. Além disso, como após a contemplação o consorciado tem poder de compra à vista, ele consegue negociar ótimos descontos ao adquirir um imóvel.

Mas como escolher o melhor imóvel para investir? É preciso fazer contas referentes a custos e manutenção e também ao retorno com o aluguel, sempre comparando com o retorno que o investimento teria em um ativo financeiro, ou seja, tudo aquilo que gera renda.

De acordo com Avelino Andrade, diretor comercial da Ademilar, o investidor também precisa levar em consideração seu objetivo ao adquirir um imóvel: revenda ou formação de uma carteira de locação. No primeiro caso, o principal fator de sucesso da operação estará em pesquisar o preço do imóvel no mercado e comprá-lo com um percentual mais baixo, que permita um retorno satisfatório dentro da realidade do mercado. No entanto, caso o objetivo do consorciado seja obter renda com o aluguel, ele deverá entender as demandas da região na qual pretende investir.

Especialistas sugerem ainda que há três fatores fundamentais para indicar se determinado imóvel tem boas possibilidades de valorização:

 

Processo de urbanização

 

Bairros menos maduros podem revelar boas oportunidades, afinal, uma região com terrenos disponíveis tende a receber empresas, serviços e comércio, algo que influencia na valorização.

Em São Paulo, este é o caso, por exemplo, da Vila Madalena. A região, que sempre foi conhecida por sua boemia, hoje é sede de diversas startups, o que contribuiu para a criação de um polo de economia criativa.

 

Saturação de regiões vizinhas

 

Se a região escolhida possui ao redor bairros com pouca margem para crescimento, este pode ser um bom sinal, pois a tendência é que o comércio cresça rapidamente no bairro e ajude na valorização.

 

Histórico da construtora

 

No caso de um imóvel na planta, é importante visitar obras anteriores da construtora responsável pelo projeto para conhecer seu histórico.

Outra recomendação é para que o investidor opte por um imóvel que tem a arquitetura e o design como um de seus diferenciais – ativos escassos e únicos no mercado.

Como escolher o melhor imóvel para investir?  - Ademilar

Entre os tipos de imóveis, é preciso analisar algumas questões antes da aquisição e também levar em conta os estilos de empreendimento que tendem a ser locados rapidamente. A junção de boa localização e planta e de bom preço e padrão de acabamento garantirão a realização de ótimos negócios imobiliários.

 

Imóveis residenciais

 

Normalmente os apartamentos menores, de um ou dois dormitórios, entre 30 e 100 m2, instalados em prédios novos, com infraestrutura moderna e localizados em regiões bem servidas em transporte coletivo, comércio e serviços, são boas opções para o investidor.

Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, imóveis bem conversados em áreas turísticas são muito procurados em sites como o Airbnb. Eles não costumam ficar desocupados por muito tempo, o que faz aumentar a rentabilidade de locação.

É importante, na visão de Avelino, que o investidor entregue o imóvel com cozinha planejada, banheiro completo e armários. Esse são itens básicos que influenciarão em um retorno duradouro de locação.

O investidor preparado também é capaz de identificar ótimas oportunidades em meio a imóveis usados. Não são raros os casos de unidades antigas que necessitam de poucas modernizações e reparos para que se tornem desejadas pelos compradores. Geralmente mais baratos, os imóveis usados podem ser reformados e, posteriormente, vendidos, garantindo um retorno bastante atrativo. O valor do crédito do consórcio poderá ser utilizado para reforma, mediante apresentação do projeto. 

 

Imóveis comerciais

 

A rentabilidade do aluguel de imóveis comerciais pode ficar até 0,5% acima em comparação à de imóveis residenciais. Outra vantagem deste tipo de imóvel é que a locação dura entre 5 e 10 anos, contra a média de dois anos dos residenciais, trazendo mais segurança ao locador.

Aqui é preciso prestar muita atenção especialmente no ponto, uma vez que uma boa localização é de extrema importância para empresas. Pode ser interessante investir em imóveis que sejam capazes de abrigar serviços essenciais, como mercados, panificadoras e farmácias.

Salas comerciais de cerca de 30 m2 também costumam ser locadas muito rapidamente. Ainda usando o exemplo do Rio de Janeiro, no centro da cidade, a preferência é por unidades de prédios que tenham sido reformados. Como a região é antiga, há muitos empreendimentos que não se atualizaram ao longo do tempo para manter aparência e infraestrutura adequadas. 

 

Terrenos

 

Considerando que as cidades brasileiras se expandem horizontalmente em ritmo acelerado, investir em terrenos no entorno das capitais pode ser um ótimo negócio, garantindo excelentes retornos para o investidor. A popularização dos condomínios de luxo também faz com que os terrenos devam ser vistos com atenção.

Assim como no caso de um imóvel pronto, quem investe em terrenos também deve analisar a região, considerando acessos, transporte público, comércio, serviços e também a qualidade das construções ao redor.

 

Seja qual for o tipo de imóvel em que você pretende investir, com o consórcio de imóveis é possível adquiri-lo. A modalidade oferece uma série de vantagens para o investidor: não imobiliza o capital, o próprio investimento se paga através da locação, parte do crédito pode ser usada para pagar a documentação do imóvel e há ainda o seguro de vida prestamista, que oferece garantias para o titular da cota e sua família.

Faça uma simulação em nosso site e encontre o plano que mais se adapta ao seu projeto de investimento.

Veja também: Como negociar a cota após a contemplação

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *