O que é e como funciona o consórcio em andamento?

O que é e como funciona o consórcio em andamento? - Ademilar

O consórcio é uma excelente modalidade de investimento para adquirir imóveis de forma segura e planejada. Funciona como um autofinanciamento onde pessoas com objetivos em comum formam um grupo, pagando o valor do crédito desejado de forma parcelada. Todos os meses, um ou mais integrantes do grupo são contemplados e podem dar andamento à compra, reforma ou construção de um imóvel.

Saiba como funciona o consórcio imobiliário.

Como investir em um consórcio

O primeiro passo é procurar uma administradora fiscalizada pelo Banco Central. Depois é preciso escolher o valor do crédito ou das parcelas que se encaixam melhor no seu perfil e orçamento.

Há duas opções de grupos para aquisição da cota:

Grupos em formação

A formação de grupos ocorre antes da assembleia de inauguração. Neste caso, ao adquirir uma cota, o consorciado deve aguardar até que o grupo atinja o número mínimo de participantes. Os clientes que optarem por este formato participarão de todos os sorteios, desde o início do processo.

Grupos em andamento

Existem duas opções para participar de um consórcio em andamento: verificar a disponibilidade de vagas em grupos já formados ou comprar a cota de um cliente que deseja desistir do processo.

 Vantagens de entrar em um grupo em andamento

Nem sempre é possível participar de um grupo desde o início, mas isso não significa que adquirir uma cota em andamento seja menos vantajoso. Pelo contrário, entrar em um consórcio que já iniciou pode ser uma excelente estratégia. Entenda:

Acesso à informação

O consorciado tem acesso ao histórico das assembleias anteriores, incluindo os lances ofertados. Com essas informações, é possível dar um lance mais assertivo e com maior probabilidade de contemplação.

Saiba mais sobre como funcionam os lances.

Menos concorrência em sorteios e lances

Ao entrar em um grupo de consórcio em andamento, parte do grupo já terá sido contemplada, resultando em menos concorrência nas assembleias de contemplação, tanto no sorteio quanto no lance.

Saiba como tentar antecipar a contemplação através de lances no vídeo da série #AdemilarResponde:

Tempo reduzido de espera

O tempo de espera para receber o crédito é menor ao entrar em um grupo já formado, mesmo para quem não pretende ofertar um lance. O prazo máximo da contemplação é o que falta para o encerramento do grupo e não o prazo inicial.

Como adquirir uma cota em andamento?

Confira mais detalhes sobre como participar de um consórcio em andamento:

Contratar com a administradora

No momento da contratação do plano, a administradora indica a melhor opção de grupo, de acordo com a necessidade e objetivo de cada cliente.

Há um número limite de participantes em cada grupo, mas a qualquer momento um novo consorciado pode entrar adquirindo uma cota vaga ou de reposição (que pertencia a algum consorciado que foi excluído ou desistiu do grupo).

Ao entrar em um grupo em andamento, as parcelas das assembleias que já foram realizadas podem ser pagas de duas formas:

Diluídas no prazo restante do grupo.

Exemplo:

  • Prazo original do grupo: 240 meses
  • Aquisição da cota na assembleia nº 11
  • Prazo para pagamento: 230 meses

Diluídas no prazo restante após a contemplação.

Exemplo:

  • Prazo original do grupo: 240 meses
  • Contemplação da cota na assembleia nº 130
  • Prazo para pagamento: 110 meses

Comprar a cota de um consorciado

Também é possível comprar a cota de um cliente que não está conseguindo pagar as parcelas mensais ou não deseja continuar investindo no consórcio.

Neste caso, a negociação da venda é feita diretamente entre o vendedor e comprador da cota. Após a Transferência de Titularidade, que deve ser efetuada na administradora, o novo titular da cota passa a ser responsável por todos os direitos e deveres estipulados no contrato do antigo consorciado.

Faça uma simulação e saiba mais sobre o Consórcio de Imóveis da Ademilar.

Artigos relacionados:

Em quanto tempo serei contemplado?

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

2 comentários em “O que é e como funciona o consórcio em andamento?

  • Karina de Souza Marcelino says:

    Boa noite

    Ao todo, quantas pessoas são contempladas por mês? Participo do consórcio e gostaria de saber.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá, Karina! Tudo bem? Temos uma média de 200 pessoas contempladas por mês. Caso tenha mais alguma dúvida, ou queira saber mais detalhes, entre em contato através dos nossos canais de atendimento:
      Telefone: (41) 3023-2000
      WhatsApp: https://bit.ly/36gUBw6
      E-mail: [email protected]

      Obrigado! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *