Sexta-Feira Ideal 30 nov / 2018

Curiosidades sobre a cultura mexicana

Curiosidades sobre a cultura mexicana - Ademilar

Já falamos aqui no blog sobre os mariachis, um dos maiores símbolos do México e os protagonistas de um dos nossos novos comerciais. Hoje, confira outras curiosidades sobre a cultura mexicana.

 

Cidade do México

 

Cidade do México - Ademilar

A capital do México é a mais antiga das Américas. Em 1519, quando os colonizadores espanhóis chegaram ao local em que hoje está a Cidade do México, ela já era considerada a maior metrópole do planeta. Até então chamada de Tenochtitlán, ela havia sido fundada em 1325 e era a capital do Império Asteca.

 

Construída sobre um lago, a Cidade do México afunda vários centímetros por ano. Em alguns pontos, o índice chega a 40 cm. Este também é o motivo pelo qual os terremotos são tão frequentes e intensos na região.

 

A região metropolitana da Cidade do México, popularmente conhecida como DF, é a terceira maior do mundo, abrigando mais de 20 milhões de habitantes.

 

Apesar de a língua oficial ser o espanhol, na Cidade do México são falados mais de 10 idiomas originários dos povos indígenas. Em todo o país, o número de línguas adicionais chega a 62.

Museu do Palácio de Belas Artes - Ademilar

A capital mexicana é a cidade com mais museus nas Américas, ficando na frente até mesmo de Nova Iorque.

 

Celebrações

 

No Dia dos Mortos é tradição montar altares com aquilo que o falecido mais gostava - Ademilar

O Dia dos Mortos é o feriado mais importante do México e foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Ao contrário dos brasileiros, que lembram dos entes falecidos com tristeza, os mexicanos celebram a data com alegria. Diz-se popularmente que nos dias 2 e 3 de novembro os mortos são autorizados a visitar seus parentes vivos na Terra, e por isso é tradição montar altares com aquilo que o falecido mais gostava.

Basílica da Virgem de Guadalupe - Ademilar

12 de dezembro é o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, santa padroeira do México. Nesta data, milhões de peregrinos participam de procissões vestidos de palhaços. A Basílica da Virgem de Guadalupe, na Cidade do México, é o segundo santuário católico mais visitado no mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

 

Entre os principais costumes natalinos dos mexicanos estão as “posadas”, uma espécie de novena, que seguem entre os dias 16 e 24 de dezembro. Durante este período, adultos e crianças carregam, por nove noites seguidas, as imagens de Maria e José. A celebração remete à passagem bíblica que conta que Maria não encontrou vaga em nenhuma hospedaria de Belém e por isso precisou dar à luz em uma estrebaria.

 

Culinária

 

Por conta de sua história e diversidade, a culinária mexicana também foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

 

Em todo o México existem mais de 100 variedades de pimenta. E há uma razão para a comida mexicana ser tão apimentada: os habitantes acreditam que ingerir alimentos picantes ajuda a equilibrar a temperatura corporal e assim amenizar os desconfortos causados pelo clima quente do país.

A tortilla, uma espécie de pão-folha feito de milho, surgiu como uma alternativa aos talheres - Ademilar

A tortilla, uma espécie de pão-folha feito de milho, surgiu como uma alternativa aos talheres, que antigamente eram muito caros. Como os mexicanos são um povo de hábitos muito simples, a tradição se mantém até hoje.

Veja também: A história das serenatas

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 45 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! http://www.ademilar.com.br/

———

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *