Qualidade de vida: dicas para aumentar a sua

Qualidade de vida: dicas para aumentar a sua - Ademilar

Qualidade de vida é um conceito muito amplo e cada pessoa tem a sua própria definição ideal. Em resumo, ela compreende um conjunto de fatores que contribuem para o bem-estar físico e mental. Também tem a ver com encontrar o equilíbrio e diminuir o estresse. Se você está em busca de maneiras de aumentar a sua qualidade de vida, confira as dicas abaixo.

 

Organize-se

 

Uma rotina bagunçada atrapalha o bom funcionamento do cérebro, deixando-o sobrecarregado. Assim, falta energia para as demais atividades do cotidiano. A organização promove a tranquilidade e estimula a produção de serotonina, responsável, entre outras coisas, por regular o humor.

Para uma rotina mais equilibrada, realize as tarefas mais “pesadas” logo no início do dia e aposte em ferramentas simples, como quadros de avisos, agendas e aplicativos específicos.

 

Medite

 

Em sua rotina, não se esqueça de reservar alguns minutos para essa prática, que ajuda a conquistar autoconhecimento e energias positivas. A longo prazo, a meditação é capaz de reduzir o nível dos hormônios responsáveis pela ansiedade e estresse.

 

Alimente-se corretamente

 

A boa alimentação consiste em equilíbrio, moderação e variedade - Ademilar

A boa alimentação deve ser uma prioridade, assim como qualquer outra responsabilidade. Ela consiste em equilíbrio, moderação e variedade e inclui abundância de frutas, legumes e verduras, além de alimentos minimamente processados.

 

Durma bem

 

Os primeiros sintomas do estresse estão diretamente ligados ao sono. Quem não dorme bem geralmente apresenta sinais de irritabilidade e dificuldade de concentração. Uma boa noite de sono, por outro lado, reduz a ansiedade e fortalece o sistema imunológico. Para colher os benefícios, indica-se dormir entre 7 e 9 horas por dia.

 

Mexa-se

 

Praticar exercícios físicos afeta positivamente não apenas o corpo, mas também a mente - Ademilar

Praticar exercícios físicos afeta positivamente não apenas o corpo, mas também a mente. Quem mexe o corpo regularmente (é indicado se exercitar pelo menos três vezes por semana) também libera dopamina e serotonina, hormônios capazes de gerar sensação de bem-estar e combater o estresse.

 

Entre em contato com a natureza

 

O contato com a natureza, seja através de uma caminhada à beira-mar ou de uma visita ao parque, melhora o humor e ajuda a recarregar as energias.

 

Mantenha os amigos por perto

 

Qualidade de vida: dicas para aumentar a sua

Entre tantas fórmulas disponíveis no mercado, há uma opção gratuita para combater a depressão e o estresse: o contato com os amigos. Alguns estudos sugerem que a falta de interações sociais pode ser tão nociva à longevidade quanto fumar.

Veja também: Hábitos para adotar em 2019

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