O compartilhamento é algo bastante presente no cotidiano dos brasileiros. Cada vez mais as pessoas têm compartilhado opiniões, momentos especiais, o transporte, o espaço de trabalho, a hospedagem. Esse comportamento trouxe uma visão mais positiva para diversos produtos e serviços, aliando praticidade, funcionalidade e colaboração. O conceito está no DNA do consórcio de imóveis, em que pessoas se juntam em grupo, compartilham objetivos e conquistam projetos imobiliários sem juros e sem entrada. É assim que a Ademilar vê o consórcio, como uma compra compartilhada!

O compartilhamento é algo bastante presente no cotidiano dos brasileiros. Cada vez mais as pessoas têm compartilhado opiniões, momentos especiais, o transporte, o espaço de trabalho, a hospedagem. Esse comportamento trouxe uma visão mais positiva para diversos produtos e serviços, aliando praticidade, funcionalidade e colaboração. O conceito está no DNA do consórcio de imóveis, em que pessoas se juntam em grupo, compartilham objetivos e conquistam projetos imobiliários sem juros e sem entrada. É assim que a Ademilar vê o consórcio, como uma compra compartilhada!

Consórcio de imóveis:
Como funciona?

O consórcio é a modalidade mais inteligente de compra parcelada de imóveis, uma forma colaborativa de poupar dinheiro em grupo. Você compartilha objetivos com outras pessoas e paga parcelas mensais para ter direito ao crédito.

O valor da parcela varia de acordo com o crédito e o prazo escolhidos, e não há a cobrança de juros nem de entrada (apenas de uma baixa taxa de administração). Ao receber o crédito, é possível usá-lo para comprar, reformar ou construir imóveis residenciais ou comerciais. O consórcio também funciona como um investimento.

Para garantir que você não perca seu poder de compra, o valor do crédito e das parcelas são atualizados anualmente pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

A contemplação pode acontecer através de sorteio ou lance. O primeiro se utiliza dos resultados da extração da Loteria Federal, que equivalem aos números das cotas. Já o lance, que é a antecipação do pagamento das parcelas, pode ser fixo, livre ou limitado.

Vantagens do Consórcio Imobiliário

  • Compartilhamento: o consórcio reúne pessoas com objetivos parecidos, que se autofinanciam para a aquisição de algum bem. Todo mês, cada um colabora com um determinado valor e mensalmente alguém é premiado com o crédito e pode conquistar o que planejou, até chegar a sua vez. Porque vencer em grupo é sempre mais fácil.

  • Economia: você não paga juros, entrada, taxa de adesão, fundo de reserva ou seguro de quebra de garantia e ainda negocia bons descontos. Afinal, o pagamento é feito de forma parcelada, mas após a contemplação a compra acontece à vista.

  • Planejamento financeiro: o consórcio de imóveis é uma forma programada de compra que tem como objetivo não comprometer o orçamento. A modalidade também ajuda as pessoas que não têm o hábito de poupar dinheiro.

  • Segurança: o sistema de consórcios é fiscalizado pelo Banco Central e regulamentado pela Lei 11.795, a Lei dos Consórcios.

  • Flexibilidade: você pode escolher o valor do crédito e como utilizá-lo e também pagar menos (70%) até a contemplação, o que chamamos de parcela reduzida.

  • FGTS*: use o seu saldo para pagar as parcelas, ofertar um lance ou complementar o valor do crédito. Após comprar o seu imóvel, o benefício ainda pode ser usado para quitar o saldo devedor.

  • *De acordo com as normas do Conselho Curador da Caixa Econômica Federal

Para que serve o Consórcio de imóveis?

  • Comprar imóveis

    Você pode comprar um imóvel novo ou usado para morar ou começar seu negócio próprio. O consórcio é a melhor opção para o primeiro imóvel ao deixar a casa dos pais ou para a residência dos noivos após o casamento.

  • Comprar imóveis
    no exterior

    Essa nova forma de liberação do crédito possibilita a compra de um imóvel no país de sua preferência, residencial ou comercial, novo ou usado.

  • Comprar
    terrenos

    Com o consórcio é possível ainda comprar terrenos, seja para revenda ou mesmo a construção de imóveis para moradia ou investimento, residenciais ou comerciais.

  • Investir

    Está em busca de estabilidade e independência financeira? Com o consórcio você também pode comprar um imóvel para investimento e garantir renda extra. Outra possibilidade é negociar o crédito imobiliário e assim obter lucro. A taxa de retorno com a locação de imóveis ou com o repasse do crédito é superior a outras taxas de retorno praticadas no mercado.

  • Reformar

    Renove e valorize seu imóvel. Aumente o espaço útil ou simplesmente repense os cômodos, deixando-os alinhados com as últimas tendências e o seu estilo.

  • Construir

    Com o consórcio você também pode adquirir um terreno. Se você já tiver um, o crédito permite a construção do seu imóvel dos sonhos. Nesta operação, os valores são liberados em etapas, de acordo com o cronograma da obra.

  • Quitar
    financiamento
    imobiliário

    Se você tem um imóvel financiado, pode usar o crédito do consórcio para economizar tempo e dinheiro ao dispensar os longos prazos e juros do financiamento.

  • Quitar
    saldo devedor
    de imóvel na planta

    Para quitar saldo devedor de apartamento na planta, outro imóvel deve ser deixado como garantia até a regularização de todos os documentos.

  • Planejar a
    aposentadoria

    Garanta um patrimônio, renda vitalícia e um futuro tranquilo com a locação de imóveis comprados com o consórcio.

  • Garantir o futuro
    da família

    Quer deixar uma herança em vida para os filhos (com a possibilidade de eles escolherem seu imóvel no futuro)? Com o consórcio é possível! Você também pode adquirir uma casa ou apartamento para seus pais ou sogros.

  • Compra de
    placas solares

    Ao reformar seu imóvel você pode usar o crédito de consórcio para comprar e instalar placas fotovoltaicas pensando na economia de energia elétrica.

Por que investir em imóveis com o consórcio Ademilar?

De acordo com a ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), a cada 3 imóveis comercializados no Brasil, 1 foi adquirido por meio do consórcio.
Primeiro trimestre de 2018

  • Potencial de valorização: déficit habitacional no Brasil + aumento populacional = aumento consistente na demanda por imóveis.

  • Segurança: todos necessitam de um local para morar. Mesmo na maior das crises, sempre existirá demanda por imóveis.

  • Proteção da inflação: ao contrário do valor das parcelas da compra de um apartamento ou dos aluguéis, o valor das cotas de consórcio é automaticamente atualizado pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

  • Renda: investir em imóveis permite que você gere uma renda passiva.

  • Diversificação: o investimento em imóveis é muito usado para diversificar o portfólio (ou o seu cardápio de investimentos) e reduzir os riscos do investidor.

  • Novas formas de investir em imóveis: além da possibilidade de alugar o imóvel adquirido, existe a opção de construir (considerada a parte mais rentável do mercado imobiliário).

Vem compartilhar com a gente!

Perguntas frequentes sobre o Consórcio Imobiliário

  • Como funciona o consórcio de imóveis Ademilar?

    Não é financiamento nem empréstimo. Você escolhe um valor de crédito, investe em uma parcela mensalmente e, através de sorteio ou lance, é contemplado com o crédito escolhido.

  • Quais as possibilidades de uso do crédito do consórcio?

    Após a contemplação é possível comprar imóveis novos ou usados, residenciais ou comerciais, em qualquer lugar do Brasil, desde que estejam livres de qualquer ônus e passíveis de alienação.

  • O consórcio já possui imóveis predefinidos?

    Não, a escolha do imóvel fica a critério do cliente. Podem ser imóveis novos ou usados, residenciais ou comerciais. A única regra é que o imóvel esteja localizado no Brasil.

  • Quais são os documentos necessários para a aquisição de uma cota de consórcio?

    Apenas RG e CPF.

  • Como é feito o sorteio?

    É realizado mensalmente, em datas previamente estipuladas no calendário anual da Ademilar. Para definir os contemplados, os grupos de consórcio utilizam os resultados da extração da Loteria Federal, que equivalem aos números das cotas.

  • O que é lance?

    É uma forma de tentar antecipar o recebimento do crédito através da oferta de determinado número de parcelas. Você pode fazer uma oferta na assembleia mensal e, caso o seu lance seja o vencedor, o valor será usado para diminuir o prazo de pagamento ou a parcela.

  • Os valores dos créditos e das parcelas são fixos ou existe alguma correção?

    O crédito, e proporcionalmente a parcela, é atualizado anualmente pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), para que o consorciado mantenha o poder de compra.

  • Quanto custa a taxa de administração? Existe alguma outra taxa?

    A taxa de administração da Ademilar gira em torno de 0,1% ao mês, uma das mais baixas do mercado. Além dela, após a contemplação, será cobrado o seguro de vida, que é uma garantia para a família do consorciado, pois, na falta do titular da cota, o seguro quita o saldo devedor.

  • A Ademilar trabalha com taxa de adesão?

    Não. Também não trabalhamos com fundo de reserva ou seguro de quebra de garantia.

  • Após a contemplação, existe um tempo máximo para a utilização do crédito?

    Não, o crédito fica aplicado até o momento da sua utilização.

  • Como posso usar o FGTS?

    O FGTS pode ser usado para a oferta de lances, como complemento da carta de crédito na hora da aquisição do imóvel e para amortização ou quitação do plano de consórcio, sempre de acordo com as normas do Conselho Curador da Caixa Econômica Federal.

  • Em quanto tempo serei contemplado?

    Você concorre desde a 1ª assembleia. Porém, não há como prever quando a cota será contemplada. Para participar dos sorteios e poder ofertar lances, suas parcelas devem ser pagas até a data do vencimento.

  • O que devo fazer ao ser contemplado?

    Você será orientado sobre a documentação necessária para a liberação do crédito de acordo com o processo escolhido.

  • O que acontece se o imóvel que escolhi for de valor inferior à minha carta de crédito?

    A diferença poderá ser utilizada para reduzir o saldo devedor ou pagar despesas com a documentação do imóvel.

  • Posso comprar um imóvel de valor maior que a minha carta?

    Sim, mas nesse caso a diferença deverá ser paga com recursos próprios.

  • As parcelas pagas antes da contemplação já valem como quitação do imóvel?

    Sim, todas as parcelas pagas são deduzidas do valor total a pagar.

  • Como efetuar o pagamento das parcelas?

    Através do boleto enviado mensalmente. Você pode solicitar o débito automático junto aos bancos*.
    *Consulte os bancos disponíveis para débito automático.

  • Se eu desistir do consórcio, recebo o que paguei de volta?

    Caso o grupo tenha sido criado a partir de fevereiro de 2009, a devolução ocorre conforme a Lei 11.795, através de sorteios mensais pela extração da Loteria Federal.

  • São aceitos imóveis como pagamento de lance?

    Não, mas no grupo 580 é possível usar o valor de um imóvel próprio como lance.

  • O que é parcela reduzida / parcela 70%?

    É a parcela com 70% do fundo comum. A composição da parcela de consórcio é fundo comum + taxa administrativa. O fundo comum é o valor pago por você pelo crédito contratado – este valor é utilizado para contemplar os demais consorciados do grupo. Já a taxa administrativa é a remuneração da Ademilar. Após a contemplação, suas parcelas são recalculadas para o valor integral + estes 30% do fundo comum que não foram pagos.

  • O que é parcela integral / parcela 100%?

    É a parcela com 100% do fundo comum. A composição da parcela de consórcio é fundo comum + taxa administrativa. O fundo comum é o valor pago por você pelo crédito contratado – este valor é utilizado para contemplar os demais consorciados do grupo. Já a taxa administrativa é a remuneração da Ademilar.

  • O que é parcela de furo?

    Quando adere ao consórcio em um grupo que está em andamento, com X assembleias realizadas. As parcelas, referente à assembleias já realizadas, são chamadas de furo e serão rateadas nas parcelas a vencer quando a sua cota for contemplada, ou poderão ser pagas com recurso próprio.

  • Quais são as modalidades de lance?

    Há 3 modalidades de lances: Lance fixo, livre e limitado conforme aditivo do grupo.

  • O que é lance fixo?

    É o lance com número de parcelas pré-definidas no aditivo do seu grupo. Em caso de empate, o critério de desempate é a cota mais próxima do prêmio da extração da Loteria Federal do mês vigente.

  • O que é lance livre?

    Terá a possibilidade de contemplação quem ofertar o maior número de parcelas.

  • O que é lance limitado?

    Concorrerão as cotas que ofertarem lance diferente da modalidade de lance fixo. O limite máximo de parcelas a ofertar e o pagamento do lance será de acordo com o aditivo de cada grupo. Neste caso, o desembolso (recurso próprio para pagamento do lance) será menor do que no lance livre.

  • Posso participar de todas as modalidades de lance em único mês?

    Não. Poderá participar apenas em uma das modalidades. Cada nova oferta de lance substitui a anterior.